Mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Prefeitura + Presente

Foto: Mário Oliveira/Semcom

Mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Programa Prefeitura + Presente, criado pela Prefeitura de Manaus em 2015 para aproximar os serviços das comunidades. Só este ano já foram 21 edições, que levam mais de 30 serviços entre os oferecidos pela própria prefeitura e pelos parceiros. Neste sábado, 23/11, o Prefeitura + Presente foi realizado na escola municipal Raimundo Botinelly, na Cidade Nova, zona Norte, e atendeu 5.243 moradores do bairro e comunidades próximas. O P+P é realizado quinzenalmente.

“O Prefeitura + Presente é o retrato fiel da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, sempre com essa permanência direta junto à população. Isso faz a diferença, as pessoas se sentem muito mais próximas a nossa prefeitura e quando a gente chega às comunidades, as pessoas vêm e trazem a família”, disse a secretária da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, que representou o prefeito Artur Neto durante a ação.

A secretária chamou a atenção para o CadÚnico, que dá acesso às pessoas mais carentes aos benefícios sociais como o Bolsa Família, Tarifa Social, entre outros. “Quantas pessoas que estavam fora dos nossos registros, através do Prefeitura + Presente agora estão no CadÚnico, que é o sistema que vai possibilitar a chegar no Bolsa Família, no Benefício de Prestação Continuada. As pessoas aproveitam esse momento para participar do nosso sistema”, informou. “As pessoas que têm acesso a esses benefícios também podem conseguir a tarifa social da água e energia, entre outros”, lembrou.

O programa foi criado pela Prefeitura de Manaus em 2015. Até agora, mais de 100 mil pessoas já receberam o atendimento, nas diversas atividades fins da Prefeitura e de parceiros, como assistência médica, medicamentos, psicossocial, legal, cortes de cabelo e acessos a serviços junto a Manaus Ambiental, Defensoria Pública, conselhos tutelares.

“É um programa de muito sucesso, criado pelo prefeito Arthur Neto e que, inclusive, já está sendo copiado por outros municípios. Em média, a gente oferece entre 35 e 40 serviços, reunindo os órgãos municipais. Ao invés do cidadão ficar rodando de um órgão para outro, nós trazemos todos para o mesmo local e o cidadão resolve tudo em um só lugar. O diferencial é o que traz os nossos parceiros”, disse o secretário-interino da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria (Semdec), Rodrigo Guedes, coordenador do programa. “Somando o programa todo, desde o seu início, já atingimos mais de 100 mil pessoas. Essa é a missão do programa, facilitar a vida do cidadão”, disse.

As edições do P+P são definidos em um calendário anual, respondendo as demandas das comunidades. “Isso é bom e gratificante. A gente só tem a agradecer, porque as coisas estão acontecendo. A gente fez a demanda e a Prefeitura nos atendeu. Uma equipe que funciona é assim. O prefeito é muito presente e tem uma equipe boa, muito preparada mesmo para atender a população de Manaus”, afirmou o líder comunitário Almar Zacarias, do Riacho Doce 3, uma das comunidades atendidas nesta edição.

Atendimento

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) participou desta edição do Prefeitura Mais Presente com a distribuição de mudas do Programa Arboriza Manaus e a sensibilização ambiental sobre temas como o combate às queimadas e à praga do caramujo africano, muito comum no período chuvoso. A partir de janeiro, a Semmas inicia o trabalho de formação de brigadas de combate ao caramujo africano, levando orientações às comunidades sobre como eliminar o molusco cuidando do meio ambiente. Nesta edição no Riacho Doce, foram distribuídas 300 mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram 91 consultas médicas, 18 solicitações de exames e sete encaminhamentos para consultas com especialistas. Foram feitas 61 aferições de pressão arterial e 54 de glicemia.

Na ação, foram entregues 1.584 preservativos masculinos, 300 unidades de gel lubrificante, 175 preservativos femininos, além da realização de 172 testes rápidos de Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na imunização foram aplicadas 13 doses de vacinas. Na farmácia foram realizados 77 atendimentos de medicamentos com receitas.

A equipe de promoção da Saúde entregou 300 kits de saúde bucal em 15 ações educativas. Como parte da programação, foram realizadas 16 coletas de preventivo, emitidos 54 cartões do SUS. Também houve ações educativas de saúde da mulher, tabagismo, combate à malária, tuberculose e hanseníase com 280 participantes e entrega de folderes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here