Luiz Castro denuncia o despejo de pacientes do TFD em Porto Alegre

Dep. Luiz Castro
Dep. Luiz Castro

“O Governo do Amazonas jogou na rua da amargura os pacientes em tratamento médico, na cidade de Porto Alegre”. A denúncia foi feita hoje (9) pelo deputado Luiz Castro (Rede), que relatou da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o drama vivido pelos amazonenses transplantados de fígado e rim, na capital gaúcha, devido ao atraso de seis meses no pagamento do prédio onde estavam alojados. 

A denúncia foi enviada por um dos pacientes ao deputado Luiz Castro, que se comprometeu em comunicar à Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e ao Ministério Público Estadual (MPE) a situação de humilhação em que se encontram os transplantados, que dependem do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), em Porto Alegre. 

Mas segundo o deputado, a situação se repete também em outras capitais como Fortaleza e São Paulo, pelo atraso no pagamento da ajuda de custo. 

“O Governo relega ao desprezo pessoas pobres, em estado grave, que não tem como pagar um plano de saúde e se submetem às filas de transplante em outras cidades, sem o acompanhamento de familiares, sem dinheiro para hospedagem, transporte, alimentação e sem a passagem de volta para o Amazonas”, discursou o deputado. 

Essa situação, que Luiz Castro considera um desrespeito à vida humana,  segundo ele, vem se arrastando há várias gestões, enquanto os recursos da saúde pública vem sendo mal aplicados no Estado, e até desviados, como ocorreu com a operação Maus Caminhos, exemplificou. 

“Impediram a abertura da CPI da saúde, temendo a investigação das falcatruas que ocorrem no setor, sem se importar com a função fundamental do parlamento de fiscalizar as irregularidades praticadas pelos gestores públicos”, criticou o deputado.

Ele lembrou ainda que Estados com menor arrecadação, como Acre e Rondônia, já realizam transplante de fígado e rim, enquanto que no Amazonas os governos constroem obras milionárias como arenas e pontes e deixam os pacientes em situação humilhante, dependendo do TFD para sobreviver.         

O TFD é um benefício garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS),  que consiste na assistência integral à saúde do paciente, quando não há  meios de tratamento ou de realização de exames no local de sua residência.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here