‘Lembranças especiais do Roby’ em noite de autógrafos na livraria Saraiva

lembrancas-especiais-do-roby-1Nesta quinta feira (03), às 18h30, na Livraria Saraiva no Manauara Shopping, zona centro sul de Manaus, acontece o lançamento do livro  infanto-juvenil ‘Lembranças especiais do Roby’ da psicóloga amazonense Nazaré Mussa e ilustrações do artista Euros Barbosa. O livro que será vendido por R$ 28,00 aborda os temas da adoção de animais de estimação e de como crianças e os adolescentes lidam com a morte.

O livro conta a história de um cachorrinho preto chamado Roby, da raça Cocker Spaniel, e da menina Alice, com síndrome de Down. Os dois se entendiam muito bem. Eram alegres, divertidos e amigos com um sentimento só deles. Mas um dia, essa amizade foi interrompida pela morte de Roby.

A escritora faz sua estreia na literatura com o livro Lembranças especiais do Roby, que aborda os temas do abandono e adoção de animais de estimação e de como as crianças e os adolescentes veem a morte. O livro foi inspirado em uma história real vivida pela psicóloga Nazaré Mussa e sua filha, Daniela Mussa, que tem síndrome de Down. Na adolescência, Daniela, que recebeu no livro o nome de Alice, adotou um cãozinho preto da raça Cocker Spaniel, que foi abandonado nas ruas.

Na história, Roby e Alice tornaram-se grandes amigos. Eles brincavam e se divertiam bastante. Mas, um dia o cãozinho ficou doente e morreu. Alice conseguiu superar a perda do amigo com um diálogo surpreendente com a mãe, em que as lembranças revividas mostraram que o amor suporta qualquer barreira.

A escritora Nazaré Mussa diz que ao abordar o tema da morte em Lembranças especiais de Roby não teve a intenção de suprir necessidades profundas e apagar dores, mas o propósito de discutir a dificuldade que as crianças e os adolescentes têm de lidar com a morte.

“Essa dificuldade não é especifica das crianças com síndrome de Down. Falar da morte parece em muitos momentos um assunto proibido. As dificuldades e as fragilidades acontecem com todos nós humanos neste imenso processo evolutivo”, disse a psicóloga.

lembrancas-especiais-do-roby-2Nazaré Mussa conta que a experiência que viveu com sua filha no momento em que dialogou sobre a morte de Roby fez a menina superar a dor. “Minha filha é uma pessoa muito meiga, gentil e carinhosa. Eu precisei ter cuidado para explicar o tema da morte. Nada melhor do que introduzir a criança ao contexto de sua vivência para o processo do aprendizado vir de forma clara, objetiva e concreta. Hoje minha filha é uma moça de 26 anos e guarda lembranças importantes, positivas das experiências vividas por ela e pelo seu cãozinho ao longo de sua infância”.

Ilustrações em preto e branco para que os leitores pintem

Editado pela ALL Print, de São Paulo, Lembranças especiais de Roby tem 37 páginas e recebeu ilustrações do artista amazonense Euros Barbosa. Com técnica de desenho e pintura digital, 14 páginas do livro têm ilustrações em preto e branco para que os leitores pintem as aventuras de Roby e de Alice.

Para ilustrar o livro Lembranças especiais de Roby, Euros Barbosa estudou soluções artísticas para acrescentar o valor visual que correspondesse à história narrada por Nazaré Mussa. “Apostei na técnica de desenho e pintura digital para alcançar o objetivo. Utilizei cores fortes e contrastantes para ter a atenção do público e tentar deixá-lo mais interessado sobre a história, e depois, incitar a criatividade para colorir os desenhos em P&B (preto e branco)”, disse o artista Euros Barbosa.

A ideia de falar da morte, sobretudo, da relação de amizade entre o cãozinho Roby e a menina Alice, deixou o artista Euros Barbosa encantado com a obra infanto-juvenil de Nazaré Mussa. “Tenho grande fascínio e curiosidade na morte. Morremos de fome, de sede, de raiva, de amor, de paixão, de inveja, de fé e de vermos todos os dias a autodestruição humana. Por conta disso que acredito nas lembranças especiais do Roby”, disse o artista.

Perfil

Nazaré Mussa – é psicóloga formada pela Universidade Luterana Brasileira (ULBRA) e doutoranda em psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Socieales (UCES) de Buenos Aires, na Argentina. Especialista em psicopedagogia e interdisciplinaridade, é terapeuta em cognitiva comportamental e psicologia do trânsito.

Euros Barbosa – é artista plástico, chargista, ilustrador e desenvolve trabalhos em pintura digital. Trabalhou em diversas redações de jornais e revistas de Manaus (AM). Em 2012, participou de uma exposição no Carrossel do Louvre, em Paris, França. Em 2013, expôs em Nova York (EUA), e na Galeria do Largo, na capital amazonense, onde apresentou obras produzidas durante seus 30 anos de carreira. (Mercedes Guzmán)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here