Lei institui semana municipal de incentivo à doação de órgãos para transplante em Manaus

O projeto é de autoria do vereador Sargento Bentes Papinha (PL).

Com o objetivo de incentivar a doação de órgãos para transplante na cidade de Manaus, o prefeito Artur Virgílio Neto, sancionou a Lei 2.494, de 27 de agosto de 2019, instituindo a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, a ser realizada na última semana do mês de setembro, dando ênfase especial ao dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos.

O projeto é de autoria do vereador Sargento Bentes Papinha (PL) e foi sancionado após aprovação pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Durante a semana serão realizadas atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para realização de transplantes, sensibilização e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. As informações serão repassadas através de palestras, simpósios, divulgação na mídia e distribuição de material informativo. As atividades deverão ser realizadas em hospitais, associações, escolas, igrejas e outras instituições da sociedade civil organizada.

As atividades deverão ser amplamente divulgadas e o poder público deverá organizar o calendário de atividades que serão desenvolvidas durante a semana e poderá providenciar material de divulgação sobre o assunto.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura da doação de órgãos na cidade de Manaus. As pessoas precisam saber que uma doação pode ajudar duas, três, quatro pessoas a ter mais saúde e qualidade de vida”, explica o vereador Sargento Bentes Papinha.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente mais de 45 mil pessoas esperam por um transplante no Brasil. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, seis em cada 10 famílias amazonenses se recusam a doar órgãos de parentes com diagnóstico de morte encefálica. A doação de órgãos é fundamental para a realização dos transplantes. Quem tiver dúvidas sobre como ser doador pode acessar o site doeorgaos.am.gov.br.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here