Laboratório para fomentar negócios na área de turismo

Hoje e amanhã (sábado e domingo), acontece a primeira etapa do ‘LabTur – Manaus, uma cidade além da selva’, programa que tem como objetivo fomentar negócios na área do turismo na capital amazonense.  Vinte equipes foram selecionadas para participar do processo de prototipação e modelagem de ideias no qual serão trabalhadas metodologias como design thinking e lean startup para desenvolver e acelerar negócios trabalhando áreas focais como Cultura, História, Gastronomia, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Este primeiro encontro será para alinhar o conhecimento de todos sobre os temas gerais, assim como ter contato com a rede de mentores parceiros do projeto.

Hoje, no Impact Hub (Avenida Efigênio Sales, 1299 – Aleixo) e no Musa (Largo São Sebastião), se apresentam projetos e pitches inspiracionais sobre Gastronomia com João Paulo, da Tacacaria Amazonas; Cultura com Gislaine Pozzetti, do Teatro Amazonas; Infraestrutura com Maria Helena; História com a  arte-educadora e autora do livro “Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus”, Maria Evany Nascimento; e Meio Ambiente com Artur Coimbra, do Chocolate Nakau.

No domingo, as atividades acontecerão somente no Impact Hub. Um dos destaques será a palestra “Negócio e Prática do Turismo”, com Adhara Scanavino, da AMZ Project, produtora de Santarém (PA) que trabalha com turismo de experiências. Na segunda fase do processo serão avaliados os modelos de prototipação e testes de função crítica e usabilidade. Na sequência haverá mais uma rodada de feedbacks para possíveis ajustes de protótipos.

Próximo encontro

O próximo encontro acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro quando será divulgado o projeto vencedor. Nesse intervalo, entre os dias 9 e 20 de outubro, os participantes participarão de webinars para mentoria e acompanhamento dos projetos e farão contatos com mentores parceiros do projeto, entre eles Vitor Vieira (Hotel Adrianópolis All Suítes), Amadeu Amâncio (Amâncio & Azevedo Gestão Contábil e Empresarial), Olinda Marinho (Uninorte – Laureate Internacional), Cristina Umetsu (Amaze Marketing Digital e Gestão Empresarial), Dalison Neto (Gestor do Parque Ponte dos Bilhares, Praça da Saudade e Passeio do Mindu), Edla Samily de Almeida (restaurantes Banzeiro  Moquem do Banzeiro), Wildney Mourão (Fundação Amazonas Sustentável), Camilo Bringel (Consultor em Projetos de Impacto), Adhara Scanavino (AMZ Projects) e Antônio Carvalho (Ideia ao cubo).

Sobre o Labtur

O ‘LabTur’ é um programa desenvolvido pelo Impact Hub Manaus, em conjunto com o Local Hostel Manaus, Eco Suítes Manaus, Iguana Turismo e a Designer de experiência Camila Lima, que tem como objetivo fomentar negócios na área do turismo no Amazonas..

Com o tema “Manaus, uma cidade além da selva”, o ‘LabTur’ visa, além de incentivar o empreendedorismo, criar soluções que aumentem a estadia dos turistas na capital amazonense, antes ou depois que voltam da selva, apresentando experiências significativas e positivas assim como as vivenciadas fora da cidade. Para tanto, a meta é despertar a capacidade empreendedora em estudantes de diferentes áreas, entusiastas do turismo amazônico e permitir que possam transformar ideias em soluções reais (negócios) trabalhando áreas focais como Cultura, História, Gastronomia, Infraestrutura e Meio Ambiente.

Projetos Selecionados

Periferia tour, Up Mao, Viva Manaus, Magrelas pelo Centro, Bike tour CO2, Guia Manaus – Ei, psiu!, Eu turista, Walking tour, Equipe Colere, In Mao – Aplicativo de informações ao turista, Centro de Atendimento ao Turista Online – Cat Online, Day tour da ciência, Passeio turístico no Centro Histórico de Manaus, Roteiro contemplação dos sentidos, Manaus e seus parques urbanos, App Me Guia, Projeto Angatupyry, ZL Tour Turismo e Cultura na Orla, Sightseeing noturno.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here