José Melo homenageia professores e destaca programa de governo para educação

profo2O governador do Amazonas, professor José Melo (Pros), candidato à reeleição pela coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’, homenageou os professores nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, data em que se festeja o dia do educador. Em vídeo publicado nas redes sociais e entrevista concedida à imprensa, Melo enalteceu a missão do professor na sociedade e destacou investimentos que projeta para a educação, com foco na valorização dos profissionais e qualidade da educação.

profo1

Melo afirmou que, em seu governo, a educação está no poder e destacou alguns dos investimentos que planeja para o setor no futuro governo. “Hoje é o nosso dia. O professor é uma figura excepcional da sociedade, que com a sua inteligência, carinho e amor, pega nossos filhos, ainda diamantes brutos, e vai cinzelando e dando a eles conhecimento, preparando-os para o futuro. Quero como pai, avó, governador e professor parabenizar cada um de vocês”, declarou José Melo, em depoimento na sua página oficial no Facebook.

Em seu programa de governo, o professor José Melo firma o compromisso com a expansão de 25% para 30% no orçamento da educação, recursos que serão originados da redução do custeio do Estado. Com mais verba, os professores e servidores serão valorizados com aumento salarial, criação de plano de saúde e ampliação do número de vagas em cursos de pós-graduação.

Outra medida importante é a expansão da rede de escolas de tempo integral. Melo estabeleceu como meta construir uma em cada município do interior e novas unidades em Manaus. O programa de governo destaca ainda a ampliação do Centro de Mídias, a construção de um centro de educação de jovens e adultos, um centro indígena de educação, e a expansão do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com a construção de 16 novos núcleos na capital e interior.

A valorização dos profissionais beneficia professores e todos os servidores da educação, disse Melo. Em outra frente, Melo vai intensificar programas de correção de fluxo escolar, erradicação do analfabetismo, educação de jovens e adultos, e ensino profissionalizante.

Na educação superior, o fortalecimento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com a conclusão das obras da cidade universitária em Iranduba e a construção de novos núcleos no interior centralizam as propostas. Melo vai ampliar a autonomia da administrativa e financeira da Universidade, e ampliar o quadro de docentes e servidores administrativos. Restaurantes universitários serão implantados em unidades da capital e interior.

No plano de fortalecimento da UEA, Melo pretende lançar novos cursos de graduação, reequipar laboratórios e bibliotecas, estruturar novos grupos de estudo e lançar novos editais de pesquisa.

Melo visita empresa do PIM

O governador José Melo visitou na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, a empresa Cal-comp Ltda, multinacional Taiwanesa do grupo Kinko, que está estabelecida em Manaus há três anos com mais de 2,5 mil funcionários.

A empresa do Polo de informática é  a terceira no ranking mundial do segmento e produz em manaus hd e placas para televisão nas duas fábricas instaladas no PIM. No início do ano, Melo chegou ao acordo com o governo de São Paulo e pôs fim a guerra fiscal entre os estados com a equalização da tarifa do ICMS em 12%.

Melo falou de seus projetos para expandir os recursos de ciência e tecnologia e aumentar  a participação das empresas do PIM em projetos de pesquisa científica e tecnológica nas escolas e na UEA. O governador falou da construção da cidade universitária da UEA em Iranduba e da abertura do espaço para que as empresas tenham mais articulação com os cursos para incorporar projetos. A empresa é  forte em realização de pesquisa no exterior e Melo fez o convite para que as iniciativas também se desenvolvam no estado.

“É necessário desenvolvermos P&D para criação de uma indústria de biotecnologia, por exemplo. Espero colaboração  das empresas para fazer pesquisas. Temos bons recursos para isso”, disse o candidato do Pros usando o exemplo da Samsung, que somente esse ano tem 250 milhões para a aplicar na área.

Melo disse ainda que vai trabalhar junto às empresas para formar mão de obra e reduzir o déficit em algumas funções. “As empresas vão apresentar as demandas e o governo vai ser cirúrgico. Uma grande escola para o distrito industrial e uma para comércio e serviços

Caminhada e comício

Ainda nesta quarta-feira, Melo realizou caminhada no bairro Colônia Oliveira Machado, na zona sul, onde conversou e tirou foto com populares da área. Em seguida, o candidato a reeleição discursou sobre suas propostas de governo para os moradores da comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e também no bairro Nova Vitória, nas zonas norte e leste de Manaus.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here