José Melo destaca prestígio do PIM durante inauguração de fábrica

Os empresários estrangeiros têm confiança na firmeza do Governo do Amazonas, afirma Melo
Os empresários estrangeiros têm confiança na firmeza do Governo do Amazonas, afirma Melo

O vice-governador do Amazonas, José Melo, participou, na tarde desta quarta-feira (15 de agosto), da solenidade de inauguração da nova fábrica da empresa Hitachi Ar Condicionado do Brasil Ltda., segunda fábrica do grupo nesse segmento no Brasil e que vai gerar até o final do ano cerca de 320 empregos diretos e aproximadamente 900 indiretos no Estado. Participaram do evento o diretor-presidente da empresa, Koichi Inaba, além de diretores nacionais e internacionais e o prefeito de Manaus, Arthur Neto.

O vice-governador José Melo destacou a importância da implantação do empreendimento para a economia do Estado e ressaltou que o fato demonstra o prestígio e confiança da iniciativa privada na Zona Franca de Manaus. “Não se trata de uma fábrica qualquer, mas de uma empresa multinacional, conceituada no mundo. Isso demonstra o quanto o distrito industrial é conceituado e o quanto os empresários estrangeiros têm confiança na firmeza do Governo do Amazonas”.

José Melo disse ainda que o diretor-presidente da empresa, Koichi Inaba, garantiu que o grupo está em busca de uma nova área para a construção de uma fábrica três vezes maior, aumentando o investimento no Estado. Para esse empreendimento, a empresa investiu aproximadamente R$ 60 milhões em estrutura física e equipamentos.

Serão gerados cerca de 320 empregos diretos e aproximadamente 900 indiretos no Estado
Serão gerados cerca de 320 empregos diretos e aproximadamente 900 indiretos no Estado

O vice-governador também ressaltou que o Governo do Estado continua trabalhando para incentivar a vinda de mais fábricas para o Manaus e que a implantação da nova fábrica da Hitachi pode auxiliar na vida de novas indústrias. “Essa fábrica deve ter em torno de 90% de índice de isenção de ICMS”.

A Hitachi já atua em Manaus desde 2009, mas apenas com a montagem e testes dos aparelhos de ar-condicionado. De acordo com o gerente de controle interno da nova fábrica, Jorge Gushiken, a partir de agora, toda a parte de insumos e matéria prima, além da montagem dos aparelhos, será produzida em Manaus.

Segundo Gushiken, a fábrica será responsável pela fabricação de aparelhos modelos split, para uso doméstico, ou de pequenos empreendimentos. A capacidade de produção mensal é de dez mil aparelhos, que vão abastecer todo o mercado nacional. A Hitachi tem ainda uma fábrica sediada há 41 anos na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, responsável pela fabricação de aparelhos de maior potência, para indústria e grandes instalações.

Sobre os empregos que serão gerados, Jorge Gushiken destacou que haverá espaço para todo tipo de profissional. “Nós vamos precisar desde montadores, até engenheiros, contadores”. Além da linha de montagem, a empresa vai contar com um setor de criação e projetos, que serão elaborados aqui no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here