INSS vai conceder aposentadoria automática por tempo de contribuição

De acordo com a estimativa, cerca de duzentos mil segurados tem direito a se aposentar automaticamente. Entretanto, inicialmente devem ser contemplados os cinco mil segurados que estão com os dados atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cris) e no sistema da Previdência Social.

Vale lembrar que para ter direito ao benefício é preciso cumprir a exigência básica, homens tem que ter contribuído com o INSS por 35 anos e mulheres por 30 anos.

O segurado que estiver apto será notificado e deve decidir se aceita ou não a concessão de forma automática. O INSS explica que “Uma vez informado do direito e, se o segurado concordar com as informações apresentadas pelo instituto e nem desejar acrescentar outros elementos, o benefício será concedido automaticamente”, explica o INSS.

A ideia é ampliar o sistema para outros benefícios, como o salário maternidade e a pensão por morte.

Hoje em dia, o segurado precisa  agendar o pedido pelo número 135 ou pela internet, e depois se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Com informações do Diário do Poder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here