Inep e Seduc iniciam inscrições para o exame nacional de certificação de jovens e adultos

encceja2014

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará no mês de junho em todo o território nacional a edição 2014 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Com a aprovação no exame, pessoas com idade igual ou superior a 15 anos e residentes no Brasil poderão obter de imediato a certificação de conclusão do ensino fundamental. Para residentes no exterior, a aprovação garantirá também a certificação no ensino médio.

No Amazonas, com o apoio e parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o exame será aplicado no dia 1º de junho em Manaus e em mais cinco municípios do Amazonas: Humaitá, Manacapuru, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira e São Paulo de Olivença.

Conforme a gerente de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, professora Tereza Praia, as inscrições iniciaram nesta segunda-feira (17 de março) e poderão ser realizadas até o próximo dia 31 via internet, no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/ 

De acordo com Tereza Praia, alguns procedimentos devem ser adotados pelos interessados no momento da inscrição. “É necessário ao acessar o site que o candidato tenha em mãos o número de seu RG e CPF e o candidato informará o endereço de sua residência para onde será enviado posteriormente pelo Ministério da Educação o cartão de confirmação de inscrição constando o local e o horário em que será aplicada sua prova”, explicou.

A gerente acrescentou que a certificação é concedida pelas Secretarias Estaduais de Educação. Portanto, o candidato precisa indicar no momento da inscrição, a secretaria na qual pleiteará o documento.

A avaliação será composta de 120 questões objetivas (de múltipla escolha) sendo 30 questões de Matemática, 30 de História e Geografia, 30 de Ciências Naturais e 30 envolvendo Língua Portuguesa/Língua Estrangeira/Artes/Educação Física, além de Redação.

Para obter a aprovação no exame é necessário que o candidato seja bem sucedido em pelo menos 50% da prova.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here