Índio Pauxi vai lançar o livro “O Guardador de Memórias” do escritor Hélcio Amaral

(Foto: Divulgação)

Por ocasião da entrega do ’XV Troféu Índio Pauxi’, que acontecerá no próximo dia 15 de setembro (sábado), no Toscana Festas, a partir das 21h, o escritor Hélcio Amaral de Sousa vai fazer uma sessão de autógrafos para o lançamento do seu livro “O Guardador de Memórias – Fragmentos Históricos da Amazônia”, uma coletânea de artigos que o historiador vem escrevendo ao longo dos anos e retrata a policromia paisagística da região, fatos históricos, econômicos e sociais.

Hélcio é um pesquisador dos ciclos econômicos da Amazônia e das transformações que aconteceram nos meados do século XX, até os dias de hoje. Ao longo da sua vivência na região, o escritor acumulou conhecimentos e nos presenteia, agora, com essa obra rica em relatos de grande valor histórico e cultural.

A leitura do seu livro vai mostrar tanto a riqueza socioambiental, quanto os desastres político-econômicos que a região enfrenta desde o início da sua ocupação. Hélcio enfatiza a influência do fenômeno da enchente e vazante e discorre sobre a descida do rio Amazonas – dos Andes até sua foz – ainda no século XVI, feita por Francisco Orellana.

Para Paulo Onofre, coordenador do Troféu Índio Pauxi, o trabalho literário de Hélcio vai abrilhantar o evento que já é realizado há 15 anos e premia a meritocracia. “O Troféu Índio Pauxi, foi uma forma que encontramos para reconhecer o trabalho de grandes cidadãos e cidadãs que ajudam a construir um mundo melhor que vai servir de legado para os nossos filhos e netos” destaca Paulo Onofre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here