Indígenas do Vale do Javari vão à Brasília cobrar providências

indios-vale-javari-blogdafloresta

Quatro indígenas representando os povos Kanamari, Marubo, Mayoruna e Kulina estão em Brasília onde participarão de audiência no Ministério da Justiça, no Congresso Nacional e de mobilizações e atos públicos em diferentes lugares na Capital Federal. Eles irão entregar o abaixo assinado coletado no Brasil, Itália, Canadá, Áustria e Espanha cobrando do Governo Federal providências urgentes para garantir assistência à saúde em decorrência do alto grau de contaminação por hepatites e malária.

Na terra indígena Vale do Javari – na fronteira com o Peru-, vivem cerca de cinco mil indígenas dos povos Kanamari, Kulina, Matis, Mayoruna (Matsés), Marubo e Korubo – deste último apenas uma parte mantém contato com a os não-indígenas. Outros 13 grupos ainda não foram contactados, segundo a Frente de Proteção Etnoambiental do Vale do Javari, da Fundação Nacional do Índio – Funai.

Os indígenas temem que se o índice de contaminação continuar no mesmo ritmo, daqui a algumas décadas os povos daquela terra indígena poderão desaparecer. Em algumas comunidades.///José Rocha/Mercedes Guzman

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here