Importância das Eleições para Conselheiro Tutelar

Cerca de 500 mil eleitores devem participar do pleito

No próximo dia 06 de outubro se realiza a eleição para Conselheiro Tutelar. Em Manaus, a Prefeitura é responsável e organizadora e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) irá fornecer as urnas eletrônicas e já capacitou mais de 2 mil servidores e alunos do Programa Bolsa Universidade para atuar no pleito. Representantes da sociedade civil e profissionais que trabalham nesta área criticaram a falta de divulgação sobre a importância de saber eleger um bom representante.

“A logística da eleição será muito grande com 145 escolas, quase três mil servidores e estagiários na base dessa organização. Eleição de nove conselhos e 45 conselheiros tutelares e um universo de 500 mil eleitores. É mais voto que qualquer município do Amazonas”, destacou o prefeito Artur Neto.

Segundo a Coordenadora do Comitê de Enfrentamento contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Amazonas, Irmã Eurides, houve pouca divulgação da importância da eleição. “Um dos objetivos da eleição é auxiliar a família, o Estado em assegurar os direitos da criança e adolescente, direito a saúde, educação, respeito, liberdade e outros, Também procura coloca-los a salvo de qualquer violência. É muito importante a eleição no Brasil. O nosso comitê assim como outras organizações da sociedade civil trabalhamos seguindo a Constituição de 88 e o Estatuto da Criança e Adolescente para cuidar e defender as nossas crianças em toda situação de risco e violência na sociedade.”

Conselheiro é um agente de proteção da criança

“Trata se de pessoas que devem ter índole ética e moral, boa, respeitável e honesta, comprometida e engajada na causa social, com experiência de trabalho nesta área, integro e honesto. Mais que um emprego, o conselheiro tutelar é um agente protetor das crianças, com apoio dos órgãos competentes e sobretudo com a comunidade. É muito importante que toda a sociedade compareça a votar na eleição e saiba da importância e a responsabilidade de saber eleger um bom representantes para defender os direitos das nossas crianças”, afirmou a Irmã Eurides.

*Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here