Idosos pedem mais respeito no seu dia

Os idosos da FDT se encontram em estado de vulnerabilidade social e perderam vínculo familiar
Os idosos da FDT se encontram em estado de vulnerabilidade social e perderam vínculo familiar

A comemoração pelo Dia Internacional do Idoso começou em Manaus com programação variada (mutirão de cidadania, gincana, olimpíadas dentre outros) e hoje foi realizada uma missa em ação de graças pela Fundação Doutor Tomas (FDT) que abriga mais de cem idosos e que precisa de reforma nas suas instalações.

Segundo a Chefe da Divisão e Atenção ao Idoso da FDT, Michele Falcão, a demanda é grande e na atualidade estão acima do número permitido com 120 pessoas atendendo em três modalidades independentes: pequena, média e alta dependência. A maioria apresenta doenças ligadas a processos de envelhecimento (hipertensão, problemas cardíacos e Alzheimer).

Michele Falcão afirma que a demanda é grande e estão acima do número permitido
Michele Falcão afirma que a demanda é grande e estão acima do número permitido

São pessoas da terceira idade (acima de 60 anos) que se encontram em estado de vulnerabilidade social que perderam vínculo familiar. A instituição oferece assistência de uma equipe interdisciplinar (enfermeiros, médicos, psicólogos) para garantir os direitos destas pessoas referentes à saúde, assistência da previdência social, moradia e outros serviços (alimentação, vestuário, lazer e recreação).

A FDT oferece também um programa de atendimento domiciliar com a visita ‘in loco’ de uma equipe para avaliar se a pessoa precisa de assistência e abrigo e orienta a usar o Disk 165 para casos de emergência e necessidade para que a pessoa da terceira idade seja atendida.

Dona Maria Soares agora mora na FDT e está satisfeita com a atenção que dão a ela
Dona Maria Soares agora mora na FDT e está satisfeita com a atenção que dão a ela

“A atenção é muito boa, eu morava na Cidade Nova, sofri derrame e problemas com a pressão alta, ajudava a criar os filhos de uma família que me deu abrigo, mas viajaram para Belém e fiquei sozinha”, disse Maria Soares de Souza (65), ela conta que agora mora na FDT e está satisfeita com a atenção que dão a ela.

Campanha para o Parque Municipal do Idoso

Embora os danos do último temporal na capital não tenham afetado de forma grave o Parque do Idoso muitas coisas terão que ser reparadas como telhados e outras que afetaram a infraestrutura, por isso a campanha para o Parque do Idoso começou, segundo o Gerente de Atividade físicas Douglas Gomes (colchões, lençóis, travesseiros, telhas e material de limpeza são os mais requeridos).

Hoje todos irão ajudar na limpeza e reconstrução das áreas afetadas e querem que amanhã continue a programação e as atividades que tem um grau de intensidade (leve, moderadas e altas) explica o gerente do Parque.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente cada 1º de Outubro e foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.///Mercedes Guzmán – Foto: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here