FOTO: Marcely Gomes

Idosos de 65 a 69 anos que não puderam comparecer a um dos sete pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus ao longo da semana, podem ser vacinados neste sábado, 6/3. Eles integram o atual grupo prioritário da campanha de imunização contra a Covid-19 na capital e começaram a ser atendidos na última segunda-feira, 1º, por ordem decrescente de idade, com os de 69 anos abrindo a programação e os de 65, fechando a semana.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta que as pessoas da faixa etária de 65 a 69 anos ainda não vacinadas, mas cadastradas no Imuniza Manaus, consultem o sistema para ver seu agendamento. Já para os não cadastrados, a orientação é que façam o cadastro, acessando o endereço imuniza.manaus.am.gov.br, e se dirijam a um dos sete pontos de vacinação, localizados nas diferentes zonas geográficas da cidade, entre 9h e 16h. O cadastro não é obrigatório, mas garante maior rapidez ao atendimento e maior precisão no registro de dados.

“Seguindo a orientação do prefeito David Almeida, a Semsa tem usado diversos recursos para garantir o acesso do idoso à vacina e alcançar o maior número de pessoas em todos os grupos prioritários contemplados na campanha”, destaca a secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins.

Segundo Aline, o atendimento ao longo da semana foi feito por agendamento, respeitando a relação dia/idade, mas uma parcela dos idosos não compareceu aos postos. “Já havíamos planejado que o sábado seria para atender os que, por algum motivo, não foram se vacinar no dia específico para a sua idade”, observa.

Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento de identidade original com foto e CPF. Se estiver com sintomas de síndromes gripais, o idoso não deve receber a vacina, aguardando a completa recuperação da saúde. Se estiver com suspeita ou confirmação de Covid-19, deve procurar um posto de vacinação apenas 30 dias após o início dos sintomas.

Registros do Vacinômetro, do início da tarde desta sexta-feira, mostram que 29,2 mil idosos de 65 a 69 anos já foram vacinados pela Semsa. O número é parcial e deve aumentar até o final do dia com a atualização das informações de vacinação feita pelos distritos de Saúde em relação às vacinas aplicadas ao longo do dia.

A população estimada de idosos nessa faixa etária é de 47.564 pessoas e Manaus recebeu do Ministério da Saúde, na semana passada, doses do imunizante AstraZeneca/Oxford suficientes para cobrir 100% desse grupo prioritário, com a primeira dose. A quantidade necessária para a segunda dose, a ser aplicada em até 12 semanas, ainda será enviada pelo governo federal.

Após a vacinação do grupo de 65 a 69 anos, a prefeitura vai dar início à imunização do grupo de pessoas de 60 a 64 anos. Para este, no entanto, só foram enviadas, em duas remessas recentes, doses para 35,7%, ou seja, 24.139 pessoas da população estimada.

“Por isso, a vacinação será feita a partir de critérios que estão sendo definidos e pactuados na CIB (Comissão Intergestores Bipartite)”, explica Aline Martins. O atendimento aos de 60 a 64 anos depende da pactuação desses critérios entre Estado e municípios, e, de acordo com a secretária interina, é possível que comece na próxima semana.

Para facilitar o acesso dos idosos ainda não cadastrados no Imuniza Manaus, a Semsa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai oferecer atendimento exclusivo aos idosos de 60 a 69 anos em 12 escolas da rede municipal de ensino, para a realização dos cadastros. As escolas, distribuídas nas diferentes zonas geográficas, estarão abertas das 8h às 12h.

Além dos idosos de 65 a 69 anos, a Semsa segue com a oferta de primeira dose para os remanescentes dos outros grupos prioritários (idoso de 70 anos ou mais e trabalhadores da saúde) e dá continuidade à aplicação da segunda dose dos que já se podem completar o ciclo de imunização que, no caso da vacina CoronaVac, é de até 28 dias. Os que receberam AstraZeneca, cujo intervalo entre doses de até 12 semanas, ainda não começaram a receber a segunda dose.

Postos de Vacinação abertos neste sábado, das 9h às 16h, para idosos e trabalhadores da saúde:

Zona Norte

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM
Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
Rua Gandú, 119 – Cidade Nova

Zona Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Avenida Silves, 2.222- Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – a partir de segunda-feira (1º/3)
Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi
Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I

Zona Oeste

Balneário do Sesc
Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)
Rua Ipanema, 550, Alvorada