Idam apoia despesca de pirarucu e os serviços de renovação e emissão de Daps em Beruri

Foto: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Beruri, apoiou os pescadores da Associação dos Moradores e Entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagacu Purus (AMEPP) e da Associação do Povo Indígena Apurinã da Terra Indígena Itixi-Mitari (APIATI), que atuam no manejo do pirarucu no município, distante 173 quilômetros de Manaus. Além da despesca, foram realizados os serviços de renovação e a emissão de 267 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs).

As ações também contaram com a parceria da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Prefeitura Municipal de Beruri. As atividades iniciaram dia 14 de outubro e encerraram na última sexta-feira (30/10).

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Beruri, Carlos Alberto Cruz, a despesca aconteceu no rio Joari e foram liberadas 50 toneladas para a APIATI e 16,15 toneladas para a AMEPP.

“Em relação à despesca do pirarucu, buscamos o melhor preço na venda do produto e ainda, a subvenção que será mais uma renda aos nossos manejadores. Cumprimos nosso papel e, agora, vamos em busca de conseguir para o ano que vem a inclusão de alguns produtores no PAA”, contou Carlos.

DAP – A renovação e emissão das 267 DAPs foram realizadas também nas associações AMEPP, localizada na Vila do Itapuru, e a APIAT, em área indígena. “Nosso objetivo é continuar orientando os produtores rurais e agricultores familiares para que possam acessar benefícios do Governo através da regularização de documentos”, disse Carlos Alberto Cruz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here