HPS 28 de Agosto inaugura praça de convivência para familiares de pacientes

(Foto: Divulgação)
O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), inaugurou na sexta-feira (21/12) a Praça de Convivência Dr. Emerson Rios. A obra teve a supervisão do setor de engenharia da Susam e foi executada com recursos do Fundo de Promoção Social (FPS).
De acordo com a direção do HPS 28 de Agosto, o espaço busca dar mais conforto aos familiares e amigos de pacientes que costumam fazer vigília do lado de fora do hospital, enquanto aguardam por notícia.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a praça faz parte de mais uma etapa do Projeto de Humanização que esta gestão vem executando no hospital, com o objetivo de acomodar melhor os acompanhantes de pacientes da unidade.
“Com essa obra, pensamos um pouco nas pessoas que estão do lado de fora do hospital, em um momento difícil, que é o de aguardar por notícias de seus entes queridos em atendimento. É uma forma de humanizar mais o atendimento à população”, comenta o secretário estadual de saúde. A cerimônia de inauguração da praça foi realizada às 18h30 desta sexta-feira.
Foram investidos R$ 225,7 mil na obra. A praça tem uma área de 758 metros quadrados, e conta com jardim, área coberta e rampas de acesso. Os serviços iniciaram em setembro deste ano.
“Essa era uma demanda antiga dos acompanhantes dos pacientes que esta administração tem a honra de poder executar”, declarou a diretora do hospital, Cláudia Teixeira.
O nome da praça é uma homenagem ao médico Emerson Rios Carvalho Sena, assassinado em 2016. O profissional atuava no HPS 28 de Agosto.
Obras – Ao longo deste ano, o HPS 28 de Agosto recebeu obras de reparação predial, de pintura interna, além da reabertura de leitos de UTI, ampliando sua capacidade de 32 para 40 leitos. A Susam também concluiu nesse fim de ano o serviço de ampliação da Sala de Politrauma do hospital.
Com a ampliação da Sala de Politrauma do HPS 28 de Agosto, a capacidade de atendimento do setor passou de cinco para dez pessoas, simultaneamente.
O hospital também teve reformada sua Central de Remoção Inter-hospitalar e executa ainda reformas na cozinha e o refeitório. Além da adequação de uma nova sala de tomografia para receber o segundo tomógrafo.
Investimento – Até o 2º quadrimestre deste ano, a Susam investiu R$ 38,9 milhões na manutenção do HPS 28 de Agosto. A unidade é a 6ª que mais demanda recursos do orçamento da saúde.
O HPS 28 de Agosto é uma das unidades mais procuradas da rede estadual instalada na capital do Estado. De outubro de 2017 a outubro deste ano, o hospital registrou 13.711 internações.
Somente este ano, de janeiro a outubro, o HPS 28 de Agosto registrou 10.370 internações. Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here