Crime ocorreu em Maués, no interior do Amazonas. — Foto: Orlando Jr / Rede Amazônica

Um homem foi condenado a um ano e quatro meses de prisão, além de multa de R$ 10 mil, pelo crime de injúria racial, cometido durante durante uma partida de vôlei em Maués, no interior do Amazonas. O crime foi cometido em dezembro de 2018 e a sentença foi proferida nesse sábado (20). Apesar da pena, réu deve cumprir pena em liberdade.

Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público, o crime ocorreu na Praia da Maresia, e a vítima foi um homem. Durante o momento em que ele ia pegar a bola, o autor do crime teria dito: ‘Pega aí urubu, tu não é o melhor?’. A vítima foi ofendida por mais quatro vezes.

A defesa do réu alegou que o termo usado por ele não era crime, uma vez que ‘urubuzinho’ era o apelido da vítima. O advogado ainda disse que o ofendido teria perdido a paciência e teria dado um chute no denunciado, iniciando uma briga.

Na audiência, o réu não negou os fatos, mas argumentou que estavam com conotação diferente, e que não houve qualquer intenção racista em seus atos. O ofendido, no entanto, relatou que sofreu constrangimento em frente aos seus colegas, amigos e familiares.

O homem acabou sendo condenado. No entanto, ele deve cumprir a pena em regime aberto e vai prestar serviços à comunidade ou entidades públicas. Ele ainda deve pagar uma multa de R$ 10 mil para reparação dos danos causados pela infração, considerando que os prejuízos morais sofridos pela vítima.

 

*Com informações de G1