Hoje tem Garantido no Esquenta da Globo

ESQUENTA2

Uma tarde para entrar para a história, assim foi a gravação do programa Global ‘Esquenta’ comandado por Regina Casé, no complexo Projac, localizado em Jacarépagua, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 17 de setembro. No epicentro cultural do programa, comandado por Regina, que vai ao ar no próximo domingo, dia 20, está o Boi Garantido, monumento do folclore brasileiro e obra viva de mestre Lindolfo Monteverde. 

Segundo Leo Trajano, produtor do Esquenta, a participação do Garantido já era uma demanda antiga. “Há mais de dois anos tentamos trazer o Garantido para o programa, agora, para nossa felicidade, conseguimos”, destacou o produtor.

ESQUENTA

O programa, que contou com a participação de Isabelle Nogueira, no papel de Cunhã-Poranga, André Nascimento como Pajé, Denildo Piçanã como Tripa, Ito Teixeira como Diretor de Arena e o jornalista Mencius Melo como representante da Comissão de Arte, foi uma festa. Acompanhados pela talentosa Fafá de Belém, que comemora 40 anos de carreira em 2015, o quinteto amazonense não fez feio e agradou a ruidosa plateia do programa.

A entrada foi ao som da famosa toada “Tic Tic Tac” de Braulino Lima. Regina Casé se sentiu a vontade para dizer “Bate forte o tambor para o Esquenta!”. Em seguida Fafá de Belém já “chegou chegando” entre os bailarinos do programa, o pajé, boi e cunhã-poranga. Como não poderia deixar de ser, “Vermelho” de Chico da Silva foi a toada da vez, arrancando aplausos do público.

Fafá exaltou a cultura do norte, deixando claro, que o Brasil setentrional seria a tônica do Esquenta na primeira uma hora de gravação.

Entrevista

Com domínio de informação, Regina aproveitou para chamar o artista Ito Teixeira, conhecido da produção do programa por sua contribuição ao evento.  Ito, um dos responsáveis pela evolução do festival de Parintins, comentou, explicou e contextualizou a festa amazonense. Em seguida foi a vez do jornalista Mencius Melo comentar sobre a brincadeira do “auto do boi” e sua importância para a cultura brasileira, e em especial, para os amazônidas.

Regina Casé ainda aproveitou a deixa para conversar com a cunhã-poranga Isabelle Nogueira e o pajé André Nascimento. “Foi um momento único e de suma importância para Parintins porque a dimensão do alcance do programa da Regina Casé é enorme. Só temos a ganhar com a exposição”, destacou o jornalista Mencius Melo, responsável pela articulação que levou o Garantido ao programa. “Há tempos ensaiávamos essa aproximação com o Esquenta, porque a proposta do programa tem tudo a ver com o Garantido”, completou.

O programa vai ao ar nesse domingo, dia 20, e será uma amostra do talento dos amazonenses, que a julgar pela empolgação da plateia do Esquenta, tem tudo para ser uma excelente escolha na programação da telinha.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here