Hoje começa segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no AM

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa

Da Redação – Começa neste sábado (1º), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014 no Amazonas e em mais 13 estados (Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e São Paulo).

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que a meta é vacinar aproximadamente 150 milhões de bovinos e bubalinos.

Durante a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Aftosa, 97,55% do rebanho brasileiro foi vacinado. Até o final de 2013 a população total de bovinos e bubalinos era de 212,4 milhões de cabeças.

Após a vacinação dos animais, o produtor deve apresentar a relação dos animais vacinados e a nota fiscal da vacina nos escritórios do serviço veterinário oficial, para comprovar a vacinação do rebanho. Os serviços veterinário estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença.

AFTOSA – A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes. (Roberto Brasil com informações MAPA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here