Hissa pede ajuda a ministro para produtores rurais atingidos pela cheia no Amazonas

Dep. Hissa Abrahão
Dep. Hissa Abrahão
Dep. Hissa Abrahão

A secretaria-geral da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), recebeu nesta quarta-feira (22), o pedido de indicação do deputado federal Hissa Abrahão (PPS-AM) sugerindo ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a implementação de ações por parte do governo federal para minimizar os prejuízos econômicos e sociais sofridos pelos produtores rurais do Amazonas durante o período de cheia no Estado.

Segundo o deputado amazonense, a cheia deste ano causou enormes prejuízos à população e aos produtores rurais.. Sugerimos ao ministro Joaquim Levy a criação de linha de crédito de longo prazo e juros mais baixos pelos bancos estatais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia – para socorrer os produtores rurais dos municípios em estado de emergência ou de calamidade pública devido às enchentes”, explicou Hissa.

O parlamentar do PPS solicitou ainda a concessão de anistia de dívidas aos produtores com saldo devedor atualizado inferior a R$ 12 mil.  Na última década, o Estado já enfrentou duas grandes cheias recordes, em 2009 e 2012.  “Além disso, pedimos que seja excluída das negociações a obrigação do pagamento de honorários de sucumbência e das custas judiciais em caso de o mutuário estar sendo cobrado judicialmente”, acrescentou.

Hissa ressaltou que ações semelhantes à proposta feita por ele ao ministro da Fazenda já foram implementadas no âmbito da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) nos municípios atingidos pela estiagem.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here