Governo do Estado supera meta da campanha de vacinação contra o HPV

O Amazonas foi o primeiro estado a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV
O Amazonas foi o primeiro estado a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV

Balanço da campanha de vacinação contra o HPV, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), aponta que 91.952 meninas de 11 a 13 anos de idade, já receberam a imunização em todo o Estado. O número representa uma cobertura vacinal global de 81,7%. A meta operacional fixada para a campanha era alcançar ao menos 80% da população estimada na faixa etária que é público-alvo da ação, informa o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

Como há equipes trabalhando na área rural dos municípios do interior e a capital também ainda está finalizando o calendário da campanha, o balanço final da ação deve ser apresentado apenas na próxima semana, quando será concluída a inserção, no sistema de monitoramento da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dos dados enviados por essas equipes. No levantamento parcial, que reuniu informações até a última quarta-feira, 43 dos 62 municípios do Estado já aparecem com a meta de 80% alcançada. Na capital, a meta estava muito próxima de ser atingida, com cobertura de 78%.

Wilson Alecrim destacou que as meninas que receberam a primeira dose da vacina devem ficar atentas às datas de aplicação da segunda e terceira doses, que completam o esquema de imunização. A segunda dose será aplicada no período de 10 a 30 de outubro. A terceira, de 10 a 28 de fevereiro do próximo ano. Ele frisou que as doses subsequentes serão aplicadas somente nas meninas que foram vacinadas nesta primeira etapa da campanha.

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, disse que nas próximas duas etapas da campanha de vacinação contra o HPV, será mantida a mesma estratégia de realização da ação prioritariamente às escolas, mas também possibilitando que as meninas não matriculadas possam receber a segunda dose de vacina em unidades de referência da Atenção Básica, definidas pelas próprias prefeituras.

O Amazonas foi o primeiro estado brasileiro a disponibilizar, na rede pública de saúde, a vacina contra o HPV, vírus que está associado a mais de 70% dos casos de câncer do colo do útero. O governador Omar Aziz decidiu implantar o Programa de Imunização contra o HPV como parte das ações para o enfrentamento da doença, que ainda tem grande incidência no Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here