Governo do Amazonas leva esperança para 300 famílias atendidas pelo ProsaiMaués

Transformar a vida de centenas de famílias. Este é um dos principais objetivos do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), que vai mudar o cenário da Terra do Guaraná. Muito além de embelezar ainda mais a paisagem, o programa do Governo do Amazonas, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tendo a Prefeitura de Maués como co-executora, vai melhorar a qualidade de vida da população do município, distante 268 quilômetros em linha reta de Manaus.

Das 300 famílias incluídas pelo Prosai, 26 já foram reassentadas, contempladas pelo programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida que foi entregue em outubro de 2017 e está localizado no bairro Senador José Esteves, em Maués. A dona de casa Iara Vasconcelos da Silva, 24, morava com a família no bairro Ramalho Júnior, às margens da Lagoa Donga Ramalho.

Ela e o marido, o autônomo Ian Moraes, 23, foram beneficiados com uma das unidades habitacionais do conjunto. “Nossa casa era de madeira e não tínhamos nem sequer saneamento. Aqui estamos bem instalados, graças ao benefício do Prosai podemos criar nossos filhos em uma casa bem estruturada, com quartos separados. Nossos planos são de progredir ainda mais, agora que temos condições dignas de moradia”, disse Iara, que tem filhos de 1 e 6 anos.

Vida de sacrifícios – Depois de enfrentar dificuldades na casa onde moravam, na Lagoa Donga Ramalho, Edimara Guedes, 26, dona de casa e o marido, o açougueiro Osvino Dias Pinheiro, agradecem a oportunidade de recomeçar a vida, com melhores condições de moradia. “Era tudo muito difícil, quando chovia sempre alagava, a gente tinha que dar o jeito de subir todos os móveis. Você consegue imaginar 7 pessoas, sendo 5 crianças, numa casa bem pequena, inapropriada, alagando quase todos os dias durante a cheia? Era um sofrimento”, afirma a beneficiária.

Além de ter, por diversas vezes, perdido móveis e eletrodomésticos nos alagamentos, Edimara conta que a família ainda lutava contra doenças e animais trazidos pela água. “Meu marido teve dengue, éramos obrigados a conviver com bichos como lesmas, aranhas, ratos e outros, que invadiam a casa. A vida era mesmo bastante complicada e depois de sermos beneficiados pelo Prosai, viemos para cá e ganhamos a oportunidade de poder viver melhor e com dignidade”, destacou a dona de casa.

Condições precárias – O engenheiro Fábio Tavares Bento, do Prosai, foi um dos responsáveis pelo levantamento dos imóveis cadastrados no ProsaiMaués e presenciou a situação crítica em que as famílias viviam. “Os imóveis eram precários, de madeira reaproveitada em mau estado de conservação. A casa da dona Edimara Guedes, por exemplo, não possuía nenhum tipo de conforto térmico nos ambientes, para que houvesse uma família instalada naquele local. A edificação era cercada por água parada e fétida, evidenciando o ambiente inadequado para uma residência”, enfatizou o engenheiro.

Além dos beneficiários contemplados pelo Prosai, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, aproximadamente 300 famílias serão reassentadas até abril de 2018, para que toda a área de intervenção seja desafetada e as obras ganhem celeridade.

Benefícios a Maués – O ProsaiMaués é um programa do Governo do Amazonas financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que tem por objetivo contribuir para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanístico e socioambiental, que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica do município de Maués.

O programa pretende fazer a requalificação de três lagoas que cortam a cidade: Maresia, Prata e Donga Ramalho, com serviços que incluem drenagem, sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanização, contemplando praças, estrutura para feiras e exposições e áreas para lazer, prática esportiva e convivência. Ao todo, 63 mil habitantes serão beneficiados com os projetos sociais e ambientais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here