Governo do Amazonas reinaugura Parque Estadual Sumaúma

Vista-Parque-Estadual-SumaumaO Governo do Amazonas reinaugura o Parque Estadual Sumaúma, na próxima quinta-feira (03), às 17h. Após dez anos de criação, a área protegida recebe investimentos em segurança patrimonial, limpeza, pintura, conservação, jardinagem, construção cenográfica, telefonia e internet.
A reinauguração dá início a um conjunto de ações de política ambiental do Estado para melhorar o funcionamento do parque para a comunidade e o público potencial de turistas.

Ao percorrer as trilhas do Parque Sumaúma, os visitantes tem contato direto com a natureza sem sair da cidade. Também poderão em breve contar com toda uma nova estrutura em funcionamento, com biblioteca, área de lazer para crianças, centro de convivência e espaço de alimentação, além de conhecer lendas amazônicas por meio de belas paisagens cenográficas.

Essa é uma parceria do Governo do Amazonas com a comunidade local e o Instituto Ecológico e Comunitário da Amazônia.

O Parque Sumaúma

Criado em 05 de setembro de 2003, o Sumaúma é a primeira Unidade de Conservação do Estado localizada em área urbana, e sua origem está relacionada à mobilização dos moradores do entorno e voluntários, dedicados a proteger um dos remanescentes florestais urbanos do bairro Cidade Nova.

Além de abrigar duas nascentes, a área mantém conservada uma cobertura florestal de aproximadamente 53 hectares com uma grande diversidade de vegetação. É possível avistar muitos pássaros, por ser rota de passagem de diversas aves migratórias e servir de moradia para animais, como preguiças, cutias, lagartos, cobras, jacarés, peixes e aves. Também são encontrados grupos de primatas ameaçados de extinção, como os saiuins-de-coleira (Espécie Saguinos bicolor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here