Governador José Melo participa do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

José Melo vai tratar do planejamento sustentável, entre outros temas
José Melo vai tratar do planejamento sustentável, entre outros temas
José Melo vai tratar do planejamento sustentável, entre outros temas

O governador do Amazonas, José Melo, participa nesta sexta-feira, 29 de maio, em Cuiabá, no Mato Grosso, da 10ª reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O encontro entre os nove governadores dos Estados da região e secretários de meio ambiente vai discutir o planejamento sustentável, mecanismos de cooperação regional, a ampliação do diálogo com o Governo Federal e elaborar propostas para garantir a compensação financeira aos Estados por ações de redução do desmatamento.

As medidas de fortalecimento da política ambiental e as propostas para compensação financeira dos Estados serão elencadas na Carta de Cuiabá, documento que será assinado pelos governadores e encaminhado como contribuição ao Governo Federal para a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 21), que acontecerá em Paris, na França, em dezembro deste ano. Na ocasião, em nova rodada de negociações, a comunidade internacional deve estabelecer as regras de um novo acordo climático global.

Em edições passadas, o Fórum dos Governadores apresentou pleitos importantes para reforçar as políticas de desenvolvimento regional e proteção ambiental da Amazônia. Entre elas, está o esforço para inserir o protocolo de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Floresta (REDD+) como medida de mitigação na COP 15, em Copenhague, na Dinamarca, e a elaboração do Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, entregue durante na Rio +20.

Com a retomada do Fórum, o bloco de governadores da Amazônia Legal pretende fechar posicionamento dos estados amazônicos sobre as compensações ambientais. O principal objetivo é que os Estados passem a receber financeiramente pela preservação das florestas e a redução nos índices de desmatamento. A ideia é compensar quem contribui na manutenção da floresta, através de investimentos em projetos para apoiar mais os governos para sua proteção.

A décima edição do Fórum ocorrerá no Palácio Paiaguás, a sede do Governo do Estado do Mato Grosso. A recepção comandada pelo governador Garcia Neto terá início com um almoço, seguido de reunião técnica para tratar das negociações da convenção do clima e as perspectivas com a COP 21. A reunião terá a presença do pesquisador do Idesam, Mariano Cenamo, que é coordenador da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF).

O GCF é uma plataforma colaborativa entre estados que trabalham para proteger as florestas tropicais e reduzir as emissões do desmatamento e degradação florestal (REDD+), criando estratégias para um desenvolvimento de forma sustentável.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here