Governador José Melo anuncia reforço no Programa Amazonas Bilíngue

"Não podemos pensar em um Amazonas forte sem que nossos filhos tenham  a oportunidade  de aprender uma língua importante", destacou José Melo
“Não podemos pensar em um Amazonas forte sem que nossos filhos tenham a oportunidade de aprender uma língua importante”, destacou José Melo

O primeiro grupo de 380 estudantes da rede estadual de educação do Amazonas concluiu o curso de inglês do Programa Amazonas Bilíngue, realizado pelo Governo do Estado. A turma, composta por alunos de sete municípios, recebeu os certificados neste sábado, 28 de fevereiro, em solenidade presidida pelo governador José Melo e que reuniu estudantes, familiares, amigos e professores no Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Pinheiro Braga, localizada no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus.

Segundo o governador, o programa será intensificado e ganhará reforço importante com o lançamento do novo programa “Todos pela Vida”, que vai promover ações em bairros e regiões vulneráveis à violência unindo diversas secretarias de governo. A estrutura das escolas de Tempo Integral e do Cetam serão usadas para a ampliação das vagas, disse Melo.

“Nos próximos quatro anos, nosso governo vai dar uma ênfase ao estudo de línguas. Não podemos pensar em um Amazonas forte sem que nossos filhos tenham  a oportunidade  de aprender uma língua importante, mundialmente usada em todas as nuances. Vamos intensificar esse tipo de trabalho usando as dependências das escolas de Tempo Integral e a estrutura do Cetam para oferecer inglês, e, em um outro momento, espanhol, para a nossa juventude ter domínio de outra língua”, afirmou Melo.

amazonas-bilingue-jose-melo-01Lançado em 2013 pelo Governo do Estado, o Amazonas Bilíngue é voltado para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública e tem por objetivo capacitar jovens com fundamentos de língua estrangeira (língua inglesa) envolvendo noções de gramática e conversação. A orientação é capacitá-los para atuar em áreas como o turismo.

Como uma das atividades práticas e extraclasse do programa, no período de realização dos jogos da Copa do Mundo em Manaus, em 2014, os estudantes do Amazonas Bilíngue participaram ativamente de ações realizadas na competição.

“Eles aprenderam inglês, aprenderam a receber as pessoas e a falar de Manaus e do Amazonas. É importante difundir esse espírito. É um divisor de águas para aquele  aluno que não teve a oportunidade  de fazer um curso particular. Hoje ter uma segunda língua é importante é necessário”, frisou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares.

amazonas-bilingue-jose-melo-03Formatura – No sábado (28), durante a formatura, os alunos cantaram e discursaram em inglês, enfatizando a importância do projeto de ensino de novo idioma. O estudante Yaagov Veras, 16 anos, foi um dos certificados. Para ele, além de ampliar a rede de comunicações, o conhecimento de inglês vai ser um diferencial importante para os estudos universitários e o mercado de trabalho.

Yaagov e outros 19 estudantes que obtiveram os melhores desempenhos fazem a partir de junho intercâmbio no idioma no Canadá, com custeio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). “A minha ansiedade é muito grande. Sei o quanto seria difícil e caro fazer o intercâmbio. A oportunidade é única”, resumiu.

Atualmente, a Seduc mantém outros mil estudantes participando das aulas do programa. O período de inscrições para novas turmas está previsto para o final do primeiro semestre deste ano.

Intercâmbio – Conforme anunciado pelo Governo do Estado no início do programa, os 20 alunos com os melhores desempenhos conquistaram o direito de participar de um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

O anúncio dos 20 jovens do programa que participarão do intercâmbio ainda neste primeiro semestre de 2015 foi anunciado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no último dia 12 de fevereiro.

Os alunos selecionados para o intercâmbio educacional no Canadá – sendo uma estudante de Parintins e 19 de Manaus – foram: Carlos Lopes, Keully Mota, Yurika Oka, Gabriel Cabral, Paloma Duarte, Loise Silva, Alice Bezerra, Yaagov Pereira, Rodrigo da Silva, Giovanna Guimarães, Débora Lira, Louene da Silva, Marcos Guedes, Loyana Cunha, Tyfany Barbosa, Kamylla Correa, Sylvio Nascimento, Josiel Souza, Gabriela Barros e Wyvirlane Valente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here