FVS abre programação de combate à Tuberculose, com ação em Rio Preto da Eva

Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) vão acompanhar as ações em Rio Preto da Eva - Foto: Divulgação/FVS
Técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) vão acompanhar as ações em Rio Preto da Eva – Foto: Divulgação/FVS

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, faz a abertura, nesta segunda-feira (5/3), da programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março). A primeira ação será em Rio Preto da Eva, município a 57 quilômetros de Manaus. No local, será realizado Inquérito de Tuberculose, com busca ativa de casos que devam ser encaminhados para tratamento.

A atividade será coordenada pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT) e realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Durante o mês, várias ações ocorrerão nos municípios do Amazonas. 

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Marlucia Garrido, da FVS, ressalta que a doença é um sério problema de saúde pública, que pode atingir todas as classes sociais e faixas etárias. “Tosse por mais de quinze dias, acompanhadas ou não de cansaço, perda de peso e febre no final da tarde são os principais sinais da doença, que é infectocontagiosa e transmitida por vias aérea, de pessoa doente sem tratamento para pessoa sadia”, explicou.

Marlucia informa que, em Rio Preto da Eva será feito o trabalho de busca ativa de casos suspeitos para tuberculose, incluindo área rural e indígena. A equipe que estará no município é composta por 6 técnicos do PECT-FVS e 5 técnicos do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN). O trabalho prosseguirá até o dia 09 de março, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Hamilton Cidade, situada na avenida Manuel Rumão, s/nº em Rio Preto da Eva. Participam desta ação, a equipe local de saúde e os profissionais do Distrito de Saúde Indígena (Dsei- Manaus).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here