Fumantes passivos são tema de palestra no Manausmed

os adultos não fumantes têm 30% mais chances de adquirir câncer de pulmão e 24% de infarto
os adultos não fumantes têm 30% mais chances de adquirir câncer de pulmão e 24% de infarto
Os adultos não fumantes têm 30% mais chances de adquirir câncer de pulmão e 24% de infarto

O Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed) deu início à semana de palestras em alusão ao Dia Mundial contra o Tabaco, próximo dia 31. Os fumantes passivos foram o tema abordado pela enfermeira Sheila Teixeira junto aos segurados presentes nos guichês de atendimento. Nesta terça-feira, 27, ocorrerá a palestra da enfermeira Mary Ângela Queiroz que explanará sobre as consequências do tabaco no organismo humano.

Os segurados tiveram a oportunidade de tirar dúvidas referentes ao vício. Raimunda de Jesus Pereira, 51, aproveitou para se informar sobre locais de auxílio a fumantes. “Minha irmã fuma muito e disse que gostaria de deixar o vício. Quero realmente saber como fazer para ajudá-la, se há medicamentos e local para se tratar”, disse.

Durante a palestra, a enfermeira Sheila enumerou os cuidados a serem tomados por pessoas que convivem com fumantes. “O ar poluído tem três vezes mais nicotina, monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que o tragado pelo fumante, que ainda conta com o filtro presente nos cigarros”, explica.

Ainda segundo a enfermeira, os adultos não fumantes têm 30% mais chances de adquirir câncer de pulmão e 24% de infarto. As crianças também são as mais suscetíveis a doenças causadas por fumo passivo como pneumonia, bronquite, infecções do ouvido médio, entre outros. “Nos bebês, o convívio com fumantes aumenta em até cinco vezes o risco de morte súbita sem causa aparente, ou seja, a Síndrome da Morte Súbita Infantil”, alertou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here