Fórum Trabalhista de Manaus terá exposição do artista plástico Rui Machado

Obra do artista plástico Rui Machado
Obra do artista plástico Rui Machado.

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, o Fórum Trabalhista de Manaus vai receber a exposição “Ações e Reproduções, do artista plástico amazonense Rui Machado. A inauguração da mostra com temática ambiental será realizada no dia 10 de junho, às 11h, no hall de entrada do fórum, localizado na rua Ferreira Pena, 546, Centro.

 

A exposição contará com  14  peças que retratará às séries ”Pachamama” e ”Sobrevivência”.  A mostra destaca a visão holística  do artista amazonense em relação ao planeta, demonstrada através de reproduções fotográficas de obras do autor. A série “Pachamama” tem foco no planeta e a série “Sobrevivência” mostra o olhar do indígena na ação do homem sobre o meio ambiente. 

 

Segundo o artista plástico, proteger e preservar a terra é missão de todos. “O mundo gira, a vida segue seu rumo e poucos se dão conta que é preciso proteger, cuidar e acima de tudo amar nosso planeta Terra: nossa casa, nosso chão, grande morada da vida, berço da fertilidade, da diversidade, do tempo das estações, templo das criações, da dinâmica do ser, do existir, pátria de tudo e de todos. E é nessa visão de várias visões, de muitas vertentes, diversas situações que eu crio e recrio nosso mundo, teu, meu de todos nós”. 

 

A exposição está sendo organizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região-AM e RR, através da Seção de Gestão Socioambiental em parceria com o Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 11ª Região (Cemej11). Participarão da inauguração da mostra a presidente do TRT11, desembargadora Maria das Graças Alecrim Marinho, e a diretora da Cemej11, desembargadora Solange Maria Santiago Morais.

Rui-Machado-blog-da-floresta
Artista plástico Rui Machado.

 

Sobre o autor

 Rui Machado é um dos mais renomados e premiados artistas plásticos do Amazonas, com extensa produção dedicada a temáticas relacionadas à fauna, flora, arte indígena e aos povos da floresta. Conhecido nacional e internacionalmente, tem como fonte de inspiração a temática amazônica, em particular os indígenas que vivem no alto Rio Negro. O pintor expõe suas obras desde de 1982 e sua coleção de arte indígena, uma das mais completas da região, é usada como fonte de pesquisa por estudantes e estudiosos dos povos indígenas da Amazônia. 

A parceria de Rui com o TRT da 11ª Região  vem de longe. Obras do artista já fizeram parte do calendário do Regional e  foi destaque no quadro ”Meu trabalho é uma arte”, do programa Jornada da TV TST.

 

Semana do Meio Ambiente no TRT11

 Além da exposição, o TRT11-AM e RR, através da Seção de Gestão Socioambiental, vem desenvolvendo outras ações voltadas para a Semana do Meio Ambiente e para a conscientização de servidores e jurisdicionados sobre a importância da preservação do meio ambiente.

 Uma campanha de Descarte de Eletrônicos está sendo realizada durante a Semana. Celulares, computadores, impressoras, CDs, mouses, baterias e pilhas são alguns dos materiais que podem ser entregues em um dos pontos de coleta nas unidades do TRT11, em Manaus. O objetivo é recolher materiais em desuso para reciclagem, reaproveitamento ou descarte, colaborando com as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis. 

Também foi lançada, na terça-feira, 07 de junho,  a campanha para redução de uso de copos descartáveis na Instituição, chamando os colaboradores a trazerem caneca para uso no Tribunal. A ação foi feita em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação que criou o espaço na página de acesso ao Ponto Eletrônico. No dia 09 de junho, a Seção também lançará a identidade visual da Gestão Socioambiental.

 No dia 10 de junho, no Fórum Trabalhista de Manaus, após a abertura da exposição de fotos, serão distribuídas 150 mudas ornamentais e frutíferas, dentro do Projeto de  Arborização, existente no TRT 11 – AM e RR desde 2011. Esta ação incentiva os servidores a “colocarem a mão na terra” com o objetivo de obter um ambiente mais verde e saudável. //Mercedes Guzmán

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here