Fórum Mundial das Águas vai ter preparatório em Manaus

Manaus sediará preparatório inédito para o Fórum Mundial das Águas no período de 10 a 12 de maio, no Tropical Hotel. Promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) em parceria com o Conselho Regional (Crea-AM) e co-realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), a finalidade é reunir contribuições da região Norte do País para o maior evento global sobre a água,  a ser realizado de 18 a 23 de março de 2018, pela primeira vez, no hemisfério Sul, mais precisamente em Brasília. 

Profissionais da Engenharia e Agronomia de diferentes Estados do País, pesquisadores, cientistas, políticos e representantes da sociedade civil organizada estarão presentes no Preparatório, debatendo a problemática dos recursos hídricos e os desafios envolvendo a região, que abriga a maior bacia hidrográfica do mundo (Amazônica) e a maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira (Tocantins-Araguaia).  “Apesar da alta disponibilidade de água, a região ressente-se de um plano de gestão de recursos hídricos que proporcione levar água de qualidade e saneamento básico à população como um todo por um lado e por outro, permita a utilização sustentável desses recursos “, ressalta o presidente do Crea Amazonas, engenheiro civil Cláudio Guenka.

A programação do evento preparatório abrangerá temas como “Recursos Hídricos – De direitos fundamentais a commodities”; “Gestão de Recursos Hídricos Transfronteiriços”; “Métodos Geofísicos aplicados à Hidroecologia e Gestão de Águas Subterrâneas”. A abertura será marcada pela Conferência “Impacto das Mudanças Climáticas nos Recursos Hídricos das Amazônias (brasileira e internacional). No último dia, haverá a mesa-redonda sobre “O Desafio para a Garantia de Acesso à Água de Qualidade” e logo em seguida, a palestra final será sobre o 8° Fórum Mundial, com representante da organização do evento global. “Com este evento, pretendemos reposicionar a nossa região no centro da agenda internacional no que se refere às discussões de temas envolvendo os recursos naturais e sustentabilidade”, frisou Guenka.

Este será o segundo dos sete preparatórios previstos para serem realizados em diferentes regiões do País pelo Sistema Confea/Crea e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais). Segundo o presidente do Crea Amazonas, por meio dessa iniciativa, pretende-se reposicionar a Engenharia e Agronomia na sociedade na condição de área estratégica para o desenvolvimento sustentável do País.  Na opinião do presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, os encontros preparatórios levam a categoria a refletir sobre a importância e a responsabilidade do nosso conhecimento e do nosso exercício profissional com relação ao maior desafio do mundo – a gestão da água. ”Essas trocas de experiência dos eventos regionais nos ajudarão a chegar no Fórum Mundial da Água com condições de mostrar para o mundo que a engenharia e a agronomia do nosso país não ficam devendo nada às engenharias do resto do mundo”, frisou.

A realização dos eventos foi definida após o convite ao Confea a integrar a Seção Brasil do Conselho Mundial de Água devido ao êxito da Conferência Internacional Água e Energia – novas abordagens sustentáveis, que foi realizada pelo Conselho Federal em 2016. “Temos de chegar em 2018 com um debate de alto nível, representando bem a área tecnológica brasileira. O mundo todo estará aqui, no Brasil, para discutir o futuro da água. Nesse sentido, o Confea e os Creas são os legítimos representantes da Engenharia e da Agronomia do País”, ressaltou o presidente do Confea.

Inscrições

Interessados em saber mais sobre o Preparatório podem acessar o hot site oficial do evento (http://mundialagua.confea.org.br/). No ambiente virtual, consta a programação completa, com temas a serem abordados e palestrantes, os internautas poderão obter informações turísticas de Manaus, com fotos da cidade, além de fazer as inscrições.

Para confirmar a inscrição no evento, será necessária a entrega de três quilos de alimentos não perecíveis no momento do credenciamento, antes do início do evento. Os alimentos serão doados para uma instituição de caridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here