FMT-HVD promove mobilização para testagem rápida de HIV/Aids e Sífilis

O teste é indicado para todas as pessoas que tem vida sexual ativa
O teste é indicado para todas as pessoas que tem vida sexual ativa
O teste é indicado para todas as pessoas que tem vida sexual ativa

Na segunda-feira (31), a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), irá promover extensa programação que incluirá a realização de testagem rápida de HIV/Aids e Sífilis e orientações preventivas sobre essas e outras doenças, no horário de 8h às 16h, na sede do órgão, na avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro D. Pedro. Trata-se de uma das ações do Governo do Estado que marcará as comemorações dos 40 anos da FMT-HVD, completados em 31 de março, quando também será inaugurada a primeira enfermaria de isolamento respiratório da região Norte, destinada a aprofundar o estudo da Tuberculose, no Amazonas.

A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, informa que serão ofertados 2 mil testes rápidos – mil de HIV/Aids e mil de Sífilis – e que o paciente sairá da unidade com o resultado em mãos. Para a liberação do laudo, a única exigência é que a pessoa apresente documento com foto, a fim de que seja cumprida a legislação vigente. “A identificação precoce do HIV/Aids é importante para que o paciente tenha a oportunidade de aderir ao tratamento antes mesmo que a doença se manifeste. A medida ainda reduz as chances do desenvolvimento de formas graves das coinfecções, que são as chamadas doenças oportunistas”, explica. No caso da Sífilis, a detecção antecipada e o tratamento oportuno podem evitar, por exemplo, que o paciente desenvolva as formas graves da doença, e no caso da gestante, que a doença seja transmitida para o bebê.

A diretora salienta que nos casos de resultado positivo para as essas duas doenças o usuário será encaminhado para acompanhamento na FMT-HVD ou em uma Unidade de Saúde de referência para esse tipo de tratamento, mais perto de casa. A ação será executada por uma equipe de 35 profissionais e dirigida pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à FMT-HVD.

A coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a médica Silvana Lima, esclarece que a Sífilis é uma doença infecciosa e pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a infecção é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da enfermidade. “O teste é indicado para todas as pessoas que tem vida sexual ativa, que mantêm relações sexuais sem preservativo”.

A coordenadora destaca que as gestantes deverão receber atenção especial, porque a Sífilis pode ser transmitida da mãe para o bebê. É a chamada Sífilis Congênita. A doença pode causar aborto, má formação do feto, morte ao nascer ou complicações severas após o nascimento. “O ideal é que a gestante faça o exame e o tratamento ainda na fase inicial de pré-natal, mas se ainda não o fez, por algum motivo, é fundamental submeter-se ao teste rápido, antes do fim da gestação”, assevera. A testagem deve ser feita na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

Tuberculose – Outra ação da FMT-HVD que marcará as comemorações será a inauguração da primeira enfermaria de isolamento respiratório da região Norte, destinada a aprofundar a pesquisa em Tuberculose no Estado e contribuir com a geração de conhecimento nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro e Minas Gerais, parceiros na implantação do projeto. A iniciativa permitirá a realização de novos estudos sobre a doença, bem como a realização de testes com novas drogas, para o tratamento da infecção. A inauguração será na segunda-feira. Também fazem parte da programação de aniversário da FMT-HVD, uma exposição com registros fotográficos de momentos marcantes na trajetória da instituição. Terá, ainda, uma série de homenagens a personagens que contribuíram com o desenvolvimento institucional, entre servidores e parceiros da FMT-HVD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here