Fisioterapia aquática beneficia paciente com sequelas neurológicas

(Foto: Mercedes Guzmán/Blog da Floresta)

Pacientes com patologias e sequelas neurológicas, ortopédicas, AVC e outros tem procurado a fisioterapia aquática como alternativa na sua recuperação. Em Manaus a Clínica está localizada dentro do Balneário SESC,  no bairro Planalto, na Avenida Constantinopla tem conseguido a recuperação dos pacientes a traves deste tratamento.

Segundo a fisioterapeuta Joelma Damazio, a maiorias dos pacientes são da terceira idade, pacientes com patologias e sequelas neurológicas ou com doenças reumatológicas e respiratórias.

Fisioterapeuta Joelma Damazio. (Foto: Mercedes Guzmán/Blog da Floresta)

Doenças reumatologias são as mais frequentes

O serviço de Fisioterapia Aquática tem por objetivo tratar pacientes com as mais diversas patologias, através das propriedades físicas da água. “Na água, devido à ausência da ação da gravidade os pacientes conseguem realizar movimentos e mudanças posição, que não conseguiriam realizar no solo, como é o caso de pacientes com patologias e sequelas neurológicas, pós-operatório ortopédico e doenças reumatológicas em que ocorre diminuição da amplitude de movimento”, explica Joelma.

A fisioterapeuta Elissandra Maia disse que os pacientes com sequelas neurológicas são favorecidos neste tratamento. “As propriedades da água auxiliam na realização dos movimentos; nas mudanças de posição; de sentado para posição de pé e vice-versa; no treino de equilíbrio e marcha; nas transferências de peso nos membros inferiores e na amplitude de movimento dos membros superiores. Enfim muito são os benefícios proporcionados por este serviço de Fisioterapia Aquática”, destaca a profissional.

Fisioterapeuta Elissandra Maia. (Foto: Mercedes Guzmán/Blog da Floresta)

Clinica pretende atender pacientes do interior

Segundo a coordenadora de saúde do Sesc, Fabiana Paula de Souza, a clínica de Fisioterapia do SESC foi idealizada com o intuito de atender um público maior de diversas partes de Manaus e do interior.

A clínica funciona em horário comercial, das 08h às 17h. Os pacientes são atendidos em horário pré-agendado, de acordo com a capacidade do espaço em que serão atendidos.

Coordenadora Fabiana Paula de Souza. (Foto: Mercedes Guzmán/Blog da Floresta)

O serviço de Fisioterapia Aquática é realizado em piscina com área coberta e água aquecida a 35°C.

A Clínica oferece serviços de fisioterapia ambulatorial desde 2006 e ampliou os procedimentos dando maior dinâmica à clínica, como RPG (Reeducação Postural Global), Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Vestibular para pacientes com labirintite. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3656-2400.

Reportagem: Mercedes Guzmán

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here