Festival Universitário de Música arrecada alimentos e doa ao Fundo Manaus Solidária

(Foto: Nathalie Brasil/ Semcom)

A segunda edição do Festival Universitário de Música, ManiFest 2019, realizada no último final de semana, no Podium da Arena da Amazônia, zona Centro-Sul, foi marcada por um show de solidariedade. Mais de meia tonelada de alimentos não-perecíveis foi arrecadada durante o sábado e domingo, 31/8 e 1º/9. Com o apoio da Prefeitura de Manaus, as doações voluntárias serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Manaus Solidária.

De acordo com a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, é importante que a sociedade compreenda esse movimento em prol de quem mais precisa e quando isso acontece é ainda mais significativo. “Fomos procurados pela organização do evento para receber as doações, porque eles viram em nós um canal de fazer chegar esses donativos a quem mais precisa. Isso é muito significativo, pois demonstra que a sociedade tem observado a seriedade do nosso trabalho. Sou grata aos organizadores do evento e mais ainda a todos que fizeram suas doações”, disse.

A totalidade dos gêneros alimentícios arrecadados nos dois dias do ManiFest 2019 foi repassada ao Fundo Manaus Solidária, que também atuou no receptivo do público e no recebimento dos donativos. “Esse é um espaço que a gente consegue concentrar um número grande de pessoas e, desta forma, incentivar a solidariedade. Com a orientação da presidente do Fundo, seguimos com diversas ações com o objetivo de chamar atenção de outras instituições e organizações que como essa, do ManiFest, nos convidou e nós o abraçamos como parceiro”, destacou a coordenadora do Serviço Social do Fundo Manaus Solidária, Virna Martiniano.

Com a participação de aproximadamente 10 mil pessoas, o acesso do público ao festival se deu por meio da doação voluntária de um quilo de alimento não perecível. “É um evento que junta duas necessidades da população, de apoiar o cenário da cultura local e contribuir com as instituições que ajudam a população mais carente”, observou o advogado Gabriel Farias, 23.

ManiFest 2019 

Além do ato social, a primeira noite do ManiFest abordou o “Combate à Violência Contra a Mulher’, em alusão ao encerramento da campanha Agosto Lilás. Já na segunda noite, a temática foi “Prevenção ao Suicídio”, dando início à campanha Setembro Amarelo.

“O festival é um concurso de músicas autorias com muitos objetivos. Dentre eles, estão a democratização de acesso à cultura e a prática da solidariedade. Solidariedade é cultura, e alinhar isso a questão da doação voluntária de um quilo de alimento é importante para nós. Porque além de falar da cultura, apresentar novos artistas e artistas que já contribuem para o cenário musical local, a gente estimula os visitantes a exercitar o espírito solidário”, informou um dos coordenadores do evento, Maick Soares.

O Manifest contou com mais de 30 atrações locais e nacionais, entre elas, o cantor Wanderley Andrade e Tico Santa Cruz. O público presente pôde conferir as 20 canções selecionadas para concorrer aos prêmios, no valor de R$ 20 mil. O evento contou também com uma praça de alimentação, um espaço voltado para o empreendedorismo e para venda de produtos da área pets.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here