(Imagem: Divulgação/PAS)

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lançou uma série de cartilhas com temas voltados para projetos, empreendedorismo e sustentabilidade na floresta. As publicações surgiram como um material didático complementar ao curso técnico de Gestão em Desenvolvimento Sustentável, promovido pela FAS, em parceria com a Petrobras, e apoio do  com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A iniciativa qualifica mais de 50 alunos na comunidade Punã, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no município de Uarini/AM.

O curso faz parte do Projeto Amazonas Sustentável (PAS) da FAS e Petrobras, e conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

São nove cartilhas destinadas às comunidades ribeirinhas: Sistemas de Produção Pesqueira; Elaboração de Projetos Sociais e Ambientais; Fundamentos de Legislação Ambiental; Empreendedorismo e Inovação; Saúde, Educação e Gênero; Empoderamento Comunitário, Associativismo e Cooperativismo; Gestão Participativa de Projetos e Planos de Negócios; Sistemas Agroecológicos; e Biodiversidade, Responsabilidade Social Corporativa e Cooperação Internacional.

Segundo o coordenador do Projeto Amazonas Sustentável (PAS), Gil Lima, os leitores encontrarão nos cadernos de atividades, fundamentos teóricos, orientações técnicas, exemplos práticos e indicações de leituras complementares que vão ajudá-los a desenvolver os projetos em suas comunidades e atuarem dentro de suas profissões de forma sustentável.

“Todo o conteúdo foi construído em torno de temas que fazem parte da vida em comunidades ribeirinhas, da região da floresta com o foco em pequenos negócios que utilizam a economia criativa ou soluções ambientais baseadas na natureza. Esse material vai beneficiar os comunitários atendidos pelos projetos da FAS, egressos do curso técnico em Gestão do Desenvolvimento Sustentável e também esperamos que sirva de inspiração para outras comunidades e regiões da Amazônia que desejam desenvolver ideias e negócios que mantenham a floresta em pé”, afirma.

As cartilhas podem ser acessadas em https://fas-amazonia.org/publicacoes, na aba “Cartilhas”.

*Com informações da assessoria