Falta qualificação do trabalhador para o mercado, segundo a CDL

Cerca de 400 pessoas vao ser contratadas pelo comercio no mes de outubro
Cerca de 400 pessoas vão ser contratadas pelo comércio no mês de outubro, afirma Assayag

O dia das crianças está chegando e as festas do fim do ano se aproximam, o comércio já está se preparando para as datas. Nesse período as chances de conseguir um emprego temporário e possivelmente ser contratado é grande. O BLOGdaFLORESTA entrevistou nesta quinta-feira (26), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), o administrador Ralph Assayag, sobre as expectativas de vendas e admissão permanente de trabalhadores.

Ralph disse à reportagem que o CDL espera contratar no próximo mês cerca de 400 pessoas para o comércio. Em novembro esse número pode chegar a 2.500 mil novos trabalhadores e com o ápice de contratações no mês de dezembro com um número de 3.000 mil – época do ano com maior crescimento de vendas e portanto chances maiores de contratação de mão de obra.

No entanto, o presidente destacou problemas que dificultam a contratação e permanência de muitas pessoas que são admitidas não só nesse período do ano, como durante o ano todo. Assayag explicou que o problema não é a falta de vagas e sim a qualificação, mas também pontuou outros dois aspectos. “Às vezes não olhamos nem tanto a qualificação, primeiro só podemos contratar pessoas que gostam de pessoas. É impossível contratar alguém que tenha raiva do contato com pessoas. O segundo aspecto é a disciplina, posso dizer que isso é o grande problema enfrentado. As pessoas chegam atrasadas, faltam e isso tem gerado demissões. Antigamente eram as vagas que faltavam, hoje elas existem, porém algumas pessoas, infelizmente, não querem nada com o trabalho e isso tem sido uma reclamação geral”, relatou.

Assayag disse que se o número de vagas para o último trimestre do ano for alcançado significará um aumento de 8,5% em relação ao ano passado. Lembrou ainda que a ampliação de dois shoppings na capital e a inauguração de outros dois, amplia as chances de crescimento por causa do número maior de lojas inauguradas. Ele também destacou que somente em 2013 já foram inauguradas 18 lojas com venda específica de brinquedos.

No mês de outubro devido ao dia da criança, o presidente contou que por meio de uma pesquisa de levantamento foi possível mensurar uma injeção de R$ 40 milhões na semana em que se comemora a data. “Todos os anos aumenta o número de crianças, houve aumento de empregos, salários e isso contribui para o aumento nas vendas. Em primeiro lugar as pessoas pretendem presentar as crianças com confecções, em segundo vem bonecas, bicicletas e outros. Muitas lojas que nem vendem artigo infantil já compraram para oferecer aos clientes presentes para as crianças”, destacou.

Natal – Para as comemorações de final do ano, Ralph disse ao BLOGdaFLORESTA que na semana do natal há uma expectativa de crescimento em torno de 8% e na semana do ano novo um crescimento de 7% e acredita que será um crescimento muito maior que no ano passado, que segundo ele foi bem expressivo também. O presidente contou ainda, que no dia 1 de novembro os novos contratados e os que já trabalham nas lojas passarão por um treinamento para melhor atender os clientes.

Ralph pediu para que as pessoas não deixem para fazer suas compras na semana das festividades, para não encontrarem produtores com qualidades inferiores ao desejado e pediu que mesmo que as pessoas comprem roupas para presentear crianças, não deixem de dar um brinquedo também.///Sara Matos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here