Estudantes visitam exposição ambiental no TCE

VISITA ALUNOS  EXPOSICAO 1Montada como parte das comemorações dos 64 anos do Tribunal de Contas do Estado Amazonas (TCE-AM), a exposição “Lixo Nosso de Cada Dia” — que faz uma narrativa histórica do lixo e suas consequências, apresentando como resposta a educação ambiental — foi aberta oficialmente, na manhã desta terça-feira (21), à rede de ensino com a visitação de 34 alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Santa Terezinha.

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 11 anos, percorreram os estandes, conheceram os males do lixo e ainda as ações individuais que podem ser desenvolvidas para melhorar a destinação dos resíduos sólidos, além de conhecer o trabalho realizado pelo TCE na questão ambiente e suas respectivas auditorias ambientais. “Vou trazer mais uma turma, a do 4º ano, porque importante saber sobre a responsabilidade com o lixo”, afirmou a diretora da unidade de ensino, Waldenize Maia. Nesta quarta-feira (22), visitará a exposição alunos de duas turmas do Instituto Denizard Rivail.

 

VISITA ALUNOS_EXPOSICAO

Para o presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, a visita dos estudantes ao TCE ratifica o objetivo da exposição, que é apresentar o tema sob a ótica educativa à sociedade. “Esta exposição, parte das solenidades comemorativas dos 64 anos, além de divulgar o trabalho silencioso e significativo realizado pela corte de Contas na questão ambiental, tem a finalidade socioeducativa. Isso porque, de forma clara, simples e objetiva, informa sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos, um tema recorrente na pauta de todas as nações”, avaliou.

Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, que montou a amostra com o Departamento de Auditoria Ambiental, a exposição do TCE está dividida em sete módulos: 1) História do Lixo; 2) Educação Ambiental; 3) Catadores; 4) Coleta Seletiva; 5) Tratamento do lixo; 6) Reciclagem (trabalho realizado pela Diretoria de Administração Interna) e 7) Trabalho e ações do TCE-AM e Tribunais de Contas. Vale ressaltar que toda exposição foi decorada com objetos reciclados, que serviram para compor lustres, mesas, quadros,  bancos e vasos. A exposição ficará aberta até as 17h de quinta-feira, véspera do feriado.

Universitários vão realizar mesa redonda

Ainda como parte das comemorações dos 64 anos, na próxima quinta-feira (23), às 14h, alunos envolvidos com a gestão ambiental da Universidade do Norte (Uninorte), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Paulista vão realizar, no auditório do TCE, uma mesa redonda para discutir o  tema. Serão dois painéis: um sobre educação ambiental e o outro como resíduos, com mediação de servidores da corte de Contas.

Abertura teve uma bênção e apresentação de Zezinho Correia

A abertura da semana de comemorações do aniversário do TCE, realizada na segunda-feira (20), contou com a participação de dezenas de servidores da casa, além dos procuradores e conselheiros, que lotaram o auditório da corte. Na ocasião, o conselheiro-presidente, Josué Filho, parabenizou todos pelo trabalho desempenhado no TCE e os convocou a melhorar o empenho cada vez mais.

A solenidade teve a apresentação do coral da Corte de Contas; uma benção do padre Hércules, da igreja Sagrada Família; e a ainda uma apresentação do artista Zezinho Correia, que cantou e emocionou os presentes com a música Amazonas, de autoria de Chico da Silva. Após abertura, o conselheiro Josué Filho abriu a exposição, que contou com a presença do secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Ricardo Rocha Farias, seguido de coquetel para os presentes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here