Detalhe da jaqueta — Foto: Divulgação

Dois estudantes de design da Islândia criaram uma jaqueta feita a partir de máscaras descartáveis coletadas nas ruas de Reykjavík para propor uma reflexão em torno do impacto ambiental causado pela pandemia de Covid-19.

Nomeada de Coat-19, a peça foi criada por Tobia Zambotti e Aleksi Saastamoinen a partir da combinação de cerca de 1.500 máscaras descartáveis com algodão orgânico e uma lâmina impermeável transparente para o acabamento, que deixa o preenchimento visível.

Os itens de proteção foram desinfetados com ozônio após a coleta. Pode parecer esquisito, mas as máscaras são feitas a partir do mesmo material já usado para a parte interna de jaquetas, o polipropileno.

Em entrevista ao site Springwise, Zambotti afirmou que a ideia por trás da criação era passar uma mensagem. “Uma jaqueta criada para destacar a absurda questão ambiental relacionada à pandemia. As máscaras descartadas nas ruas podem rapidamente poluir o ambiente por causa dos fortes ventos”, pontuou o designer.

Segundo o site, é estimado que a pandemia de Covid-19 tenha gerado mais de 7,2 toneladas de resíduos hospitalares diariamente, grande parte formada por máscaras descartáveis.

*Com informações de Globo