Estudantes com TDAH e Dislexia terão acompanhamento específico nas escolas

As medidas previstas deverão abranger uma capacitação permanente dos educadores, destacou Luiz Castro
As medidas previstas deverão abranger uma capacitação permanente dos educadores, destacou Luiz Castro

Os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e/ou dislexia, da rede pública e privada do Amazonas, terão acompanhamento da equipe pedagógica para identificar, acompanhar e auxiliar estes estudantes. Este é o Projeto de Lei que o deputado estadual Luiz Castro (Rede) apresentou, ontem (27), na Assembleia Legislativa (Aleam).

De acordo com o parlamentar, o acompanhamento se dará através de um sistema de identificação, objetivando a detecção precoce e o acompanhamento dos estudantes com os distúrbios. O PL inclui a realização periódica de exames e avaliações psicopedagógicas nos alunos matriculados, preferencialmente com auxílio de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas educacionais.

“As medidas previstas deverão abranger uma capacitação permanente dos educadores para que tenham condições de identificar os sinais da dislexia e/ou TDAH. Isso também é necessário para que possam realizar as adaptações curriculares com avaliações diversificadas que contemplem as habilidades, atendendo as necessidades educacionais específicas no desenvolvimento do aluno”, avaliou Luiz Castro.

O Projeto de Lei também prevê medidas como promover palestras de conscientização aos pais dos alunos para que compreendam e convivam harmonicamente com a diversidade, passando os ensinamentos aos seus filhos como forma de cidadania.

Segundo o parlamentar, as escolas da rede privada poderão buscar capacitação junto às Secretarias de Estado de Educação e de Saúde (Seduc e Susam, respectivamente), assim como, no ato da matrícula, pais e alunos deverão ser entrevistados para que a escola tenha melhor possibilidade de identificar, de forma precoce, se existem características de TDAH e/ou Dislexia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here