Lutadora há quatro anos, Ana Clara é aluna da Escola Estadual Professora Tereza Lemos de Oliveira Santos. FOTO: Erick Brendon / Divulgação

A estudante Ana Clara da Silva Nobre, da Escola Estadual Professora Tereza Lemos de Oliveira Santos, de Atalaia do Norte, conquistou a medalha de bronze na luta estilo livre, no domingo (31/10), nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), realizados no Rio de Janeiro. Com apoio do Governo do Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), 217 alunos do Estado participam da competição. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

Antes de conseguir comemorar a vitória pelo terceiro lugar, na categoria Pesado, Ana Clara, de 13 anos, fez uma videochamada com a mãe, que estava bastante emocionada. “Ela está muito feliz, chorando muito”, revelou a estudante.

Lutadora há quatro anos, ela contou como foi a preparação para os JEB’s. “Acordo sempre às 7h, faço as coisas em casa e vou meio-dia para a escola. Quando volto, só troco de roupa e sigo direto para o treino. É assim diariamente, de segunda-feira a sábado. No domingo, tiro o dia para descansar”, explicou Ana Clara.

A estudante não escondeu a emoção e a felicidade pela conquista, e espera servir de exemplo para outras meninas que buscam ingressar na luta. “Quem diz que luta é coisa de menino, está errado. Nós, meninas, também podemos lutar! Não existe isso de ser uma modalidade masculina, por exigir força. Qualquer menina que quiser estar aqui, pode. Basta treinar e se dedicar”, incentivou.

“Agora, quero voltar a Atalaia [do Norte] e me dedicar ainda mais à luta. Espero, futuramente, levar muitos títulos e orgulho para o Amazonas”, finalizou Ana Clara.