Foto: Keith Barnes

Assim como os seres humanos, que aprendem a falar ouvindo outras pessoas, os pássaros têm um processo de aprendizagem parecido quando se trata do canto. As “músicas” de determinada espécie são passadas de uma geração a outra, enquanto os mais novos observam pássaros adultos.

Tudo isso já era conhecido por cientistas há tempos. O que eles ainda não sabiam é que algumas espécies foram capazes de conservar exatamente o mesmo canto por milhares de anos, sem nenhuma variação. A descoberta foi registrada por pesquisadores das universidades da Califórnia e do Missouri, ambas nos Estados Unidos.

Essas aves que cantam a mesma canção há provavelmente um milhão de anos são os chamados “pássaros-do-sol”, que vivem na África Oriental. Durante a pesquisa, Rauri Bowie, professor de biologia integrativa da Universidade da Califórnia e autor sênior do estudo, descobriu que, diferente do que se imaginava, esses pássaros dividem-se em muitas espécies, cerca de cinco ou seis. Todas elas conservaram o mesmo canto de seus ancestrais por milênios.

A descoberta vai na contramão de outros estudos anteriores, que afirmavam que o canto dos pássaros, assim como os idiomas falados pelos humanos, passavam por alterações ao longo do tempo. Pesquisas feitas com pássaros originários do hemisfério Norte ajudaram a consolidar essa tese.

A hipótese elaborada pelos cientistas que estudaram os pássaros-do-sol é que espécies que vivem em ambientes sujeitos a mais mudanças – climáticas ou geológicas – tendem também a mudar mais, em diversos aspectos. A plumagem, o comportamento e o canto ficam mais sujeitos a alterações. O mesmo não acontece com os pássaros que vivem em regiões mais estáveis.

Entre 2007 e 2011, o biólogo Rauri Bowie visitou as regiões africanas onde vivem os pássaros-do-sol e gravou o canto e 123 deles. Seus habitats são florestas montanhosas, tão altas e isoladas que recebem o nome de “ilhas do céu”. Nelas, os pássaros-do-sol têm pouco contato com outras espécies e observam exatamente a mesma paisagem por gerações a fio. Para os cientistas, isso explicaria o fato de suas canções manterem-se inalteradas.

O canto dos pássaros é um elemento crucial para compreender as espécies, inclusive a forma como elas se perpetuam. Existe, para a biologia, duas barreiras relacionadas ao acasalamento das aves. A primeira delas é o canto, que faz com que os pássaros de uma mesma espécie se reconheçam como possíveis parceiros. A segunda acaba sendo uma barreira “mecânica”, que é a incapacidade biológica de gerar descendentes mesmo que ocorra o acasalamento.

“A música é considerada uma das barreiras de isolamento pré-acasalamento mais importantes, uma das principais maneiras pelas quais os pássaros se diferenciam”, afirmou em nota o autor sênior do estudo. “Que uma característica aprendida possa permanecer estática por centenas a milhares de anos é simplesmente notável, uma descoberta que reflete o quanto o estudo de campo de sistemas tropicais tem a oferecer à comunidade científica e ao observador curioso.”

*Com informações de Revista Galileu