Especialistas da Unimed Manaus levam ação de combate à depressão e suicídio às fábricas do PIM

Psicólogos, enfermeiros e educadores físicos do programa Viver Bem da Unimed Manaus estão percorrendo as fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM), para conscientizar os trabalhadores, beneficiários do plano de saúde da Cooperativa, sobre como identificar, prevenir e tratar a depressão, doença que, em alguns casos, evoluiu para o suicídio.

“Nossos beneficiários muitas vezes tão tem tempo de vir até nós, ou tem ainda preconceito em procurar um profissional da saúde mental, então aproveitando o Setembro Amarelo vamos até eles, levando informação para que reconheçam os sinais e sintomas da depressão”, explica a psicóloga do Viver Bem, Daniela Gouvêa.

A psicóloga da Unimed Manaus destaca a importância de falar sobre a depressão e demais transtornos psíquicos, que afeta uma parcela significativa da população mundial, mas que ainda é tratado de forma discreta, dando-se ênfase no mês de setembro e depois fica “esquecido”, até que ocorra uma tragédia e voltasse a falar por um tempo.

Daniela afirma, que muitas pessoas tem preconceito em admitir que já tentaram o suicídio, pelo medo da discriminação. Não falando sobre aquilo que as faz sofrer. Mas quando a equipe do Viver Bem chega até eles levando informação e esclarecimento, muitos reconhecem que precisam de ajuda ou que seus familiares estão necessitando.

“Através desta palestra orientamos os pais, sobre o cuidado e atenção que devem ter com seus adolescentes, pelo fato de ser a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos do sexo masculino. É importante estar atento a comportamento de isolamento, falta de interesse por tudo e não manifestarem alegria, estes são alguns sinais que podem indicar um transtorno”, destaca.

Exercício físico contra depressão

Entre uma palestra e outra, os trabalhadores que participam das palestras de conscientização sobre a depressão realizada pelos especialistas do Viver Bem, são convocados pelo educador físico pelo educador físico do programa, Ivan Moreira Filho, a fazer exercícios.

De acordo com o profissional, que a prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here