Escolas da Zona Sul e Zona Norte elegem deputados do Parlamento Jovem

O programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), elegerem nesta quinta-feira (1) e sexta-feira (2) mais dois representantes que vão assumir como deputados jovens e aprender sobre atividade parlamentar em 2018.

Desta vez, os estudantes que participaram do processo eletivo foram a Escola Estadual Senador Antovila Mourão Vieira, da zona Sul, e Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, da zona norte, respectivamente. As duas eleições foram realizadas no auditório Senador José Lindoso. Ao chegarem ao Poder Legislativo, os alunos participaram de palestra sobre educação cidadã onde temas como cidadania, divisão, funções e responsabilidades dos poderes, voto consciente foram abordados. Além disso, os estudantes receberam informações sobre o funcionamento do Parlamento Jovem.

Após a palestra, os alunos tiveram a oportunidade de pensar nas ideias que iriam defender durante sua candidatura para o parlamento jovem. Os alunos escolheram entre os seguintes temas: segurança pública, meio ambiente, agricultura, direitos humanos, esportes, cultura, educação, defesa do consumidor, emprego, habilitação, saúde e juventude.

Cada escola teve seis candidatos à vaga de deputado-estudante. A escola Senador Antovila Mourão Vieira elegeu o aluno Eduardo de Araújo, 16, como titular e o aluno João Batista Santos, 17, na condição de suplente. O aluno titular, que defendeu a bandeira da Segurança Pública, comentou sobre sua expectativa de participar do projeto. “Eu espero abranger meus conhecimentos na área legislativa para que eu possa ser referência, independente da área de atuação”, disse.

Já na eleição que ocorreu na manhã desta sexta-feira, a estudante Elta Feliciano, 17, venceu a disputa do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho, sendo motivo de festa por parte de todos os seus colegas estudantes que participaram da visita ao Poder Legislativo. O aluno Daniel Souza, 17, foi eleito na posição de suplente. Após o processo de eleição, Elta, que defendeu a temática da educação durante sua candidatura, justificou sua escolha. “Defendi a causa da educação porque no meu entendimento e no meio em que vivo não vejo muito interesse nessa questão. Então, o meu propósito é influenciar positivamente essas pessoas e lutar mais em relação a questões relativas à educação.”, afirmou.

A Professora Janara dos Santos Tavares, que acompanhou os estudantes do Centro Educacional Arthur Virgílio Filho durante a atividade realizada no Poder Legislativo, avaliou a atividade e se mostrou feliz com os resultados alcançados. “Eu acho extremamente importante que os alunos possam participar de uma atividade como o Parlamento Jovem, porque aumenta o conhecimento deles sobre a vida política e também sobre como escolher bem os políticos que nos representam, que falam pelo povo. Podemos perceber que os conhecimentos foram bem assimilados e a expectativa positiva foi alcançada, prova disso, é que os alunos escolhidos não foram eleitos por amizade ou popularidade, mas porque são bons alunos, possuem bastante conhecimento, expressam bem suas ideias e que, com certeza serão bons representantes”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here