Escola pública estadual resgata os valores da cultura indígena

Os materiais em exposição foram confeccionados pelos próprios estudantes da escola
Os materiais em exposição foram confeccionados pelos próprios estudantes da escola
Os materiais em exposição foram confeccionados pelos próprios estudantes da escola

Com o objetivo de resgatar e valorizar a cultura das etnias indígenas do Amazonas, a escola estadual Alfredo Fernandes, localizada no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, promoveu na manhã desta quinta-feira (23) uma exposição ressaltando a importância da cultura indígena para a formação da identidade regional e nacional.

O evento foi marcado pela exposição de artefatos que remontam à cultura tradicional indígena, tais como cerâmicas e artesanatos. Os materiais em exposição foram confeccionados pelos próprios estudantes da escola.

cultura-indigena-02Associado à exposição, a escola também propiciou aos alunos um maior entendimento sobre cultura regional, por meio de uma palestra que foi ministrada pela arqueóloga e professora da Universidade Federal do Amazonas, Arminda Mendonça, que em sua explanação abordou o contexto histórico e cultural em que as diferentes etnias indígenas estão inseridas.

A professora de História e coordenadora do projeto na escola, Socorro Lino dos Santos, destacou a importância do trabalho para os alunos. “Buscamos despertar nos estudantes o interesse pelo conhecimento acerca das etnias indígenas presentes no Amazonas em um trabalho que procurou evidenciar a importância e contribuição dos povos indígenas para a formação sociedade brasileira. O projeto também objetivou combater todas as formas de preconceito que por ventura ainda existam”, comentou a professora.

cultura-indigena-03Segundo a professora Socorro Lino, a ação escolar foi suscitada pelo ensejo das comemorações pelo Dia do Índio, celebrado no último dia 19. “Acredito que a sociedade tem dado pouca importância para esta data e nós, através desse projeto, buscamos enfatizar que esse dia deve ser lembrado, sensibilizando a comunidade escolar para que reconheça essa data que é tão relevante em nossa história”, afirmou.

Aprendizado – Para Francisco Everton Lima, 12, aluno do 7º ano da escola Alfredo Fernandes, participar das atividades do projeto foi uma experiência enriquecedora. “Tive a oportunidade de conhecer um pouco da história dos povos indígenas, sua cultura e valorizar o que eles representam para nossa sociedade”, contou o estudante, que participou das oficinas para confecção de artefatos utilizando argila.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here