Equipe de formação de brigada de combate ao caramujo africano vai para o bairro da Betânia

A Prefeitura de Manaus realizará na manhã do próximo sábado, 13/1, mais uma formação de brigada de combate ao caramujo africano, desta vez no bairro da Betânia, na zona Sul de Manaus. A formação atende a uma solicitação da Associação de Moradores do bairro e da Coordenação do Projeto Pelotão Ambiental Mirim da Polícia Militar. Esta é a oitava formação de brigadistas realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) desde o início do projeto, no ano passado.

Os moradores presentes receberão as informações sobre o passo a passo da coleta e do extermínio correto dos caramujos africanos. A ação acontecerá no chapéu de palha situado na rua Comandante Ferraz, 654. O objetivo é capacitar a população a combater a proliferação do molusco.

As formações são divididas em duas etapas: teórica e prática. A formação de brigadas nas comunidades foi a estratégia encontrada pela Semmas para atender de forma eficiente à missão de orientar a população sobre o combate à praga do caramujo africano. Logo após a parte teórica, os participantes seguirão para localidades do bairro com registros de focos para a realização da coleta segura.

Os interessados podem ligar para 3236-7420 e 98842-2506.

Orientação

A formação de brigadas dá cumprimento também à determinação do Ministério do Meio Ambiente, prevista na Resolução 05/2009, da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), segundo a qual até 2020 todos os Estados e municípios terão que adotar medidas eficazes de combate a espécies exóticas invasoras.

As formações ocorrerão ao longo deste primeiro semestre do ano, durante o período chuvoso, quando ocorre a proliferação dos caramujos africanos. O público-alvo das formações são conselhos comunitários, escolas, associações, clube de idosos, empresas privadas e repartições públicas. Durante a formação, os participantes recebem informações sobre os procedimentos que podem ser adotados para a coleta e descarte correto do caramujo africano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here