Emendas de Braga viabilizam recursos para Anori inaugurar UBS Fluvial e pavimentar ruas

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Anori (distante 194 quilômetros de Manaus) inaugurou, neste sábado, 21, a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF “Isaias Viana de Carvalho”) do município, construída com recursos de emenda ao orçamento da União de autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Essa é a décima UBSF já viabilizada pelo senador para levar atendimentos na área da saúde básica às comunidades rurais do Amazonas.

Do início do ano para cá, já foram inauguradas as UBSFs de Anori, Boca do Acre, Caapiranga, Codajás, Itapiranga, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Urucurituba e Tapauá. Outras dez unidades garantidas por emendas do senador Eduardo estão sendo construídas nos municípios Amaturá, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Juruá, Guajará, Eirunepé, Canutama, Urucará, Japurá e Ipixuna. A previsão é de que sejam inauguradas nos próximos meses.

A UBS Fluvial consiste em uma embarcação construída em aço naval, com dois pavimentos. A estrutura é dividida em consultórios médicos, sala de espera para pacientes e alojamento para a equipe técnica. A unidade é toda mobiliada, climatizada e conta com equipamentos hospitalares, onde são ofertados serviços odontológicos, laboratoriais (com coleta de exames preventivos), vacinas e atendimento de clínico geral. Os pacientes também têm acesso a medicamentos básicos mediante receituários prescritos no local.

O senador Eduardo Braga participou da inauguração da UBSF de Anori, ao lado do prefeito Jamilson Ribeiro Carvalho (MDB), da população e de autoridades da cidade. Eduardo também visitou o trabalho de pavimentação em concreto de ruas Raimunda Luma e Manoel Gomes, no bairro Vila Raimunda. A obra faz parte de emenda impositiva de R$ 410 mil do senador ao orçamento da União junto ao Ministério da Defesa, de 2017.

─ A saúde básica nos municípios do Amazonas merece especial atenção, por conta de sua dimensão continental. Infelizmente o governo do Estado não está fazendo o seu papel. E essas UBSs Fluviais vão garantir o acesso do povo, que vive em comunidades distantes da sede do município e da capital, a um atendimento humanizado. Anori é uma cidade estratégica para ter esse serviço de saúde, especialmente para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A forma de agradever ao povo e com muito trabalho -, explicou o senador Eduardo.

O prefeito Jamilson Carvalho disse que Anori está em festa e agradecida ao senador Eduardo. “O povo está muito feliz com essa unidade e a expectativa é grande para iniciar os atendimentos. Elaboramos um cronograma para atender diversas comunidades ainda este ano e, para 2020, praticamente todas as localidades”, disse.

Carvalho disse que, ainda este ano, vai equipar a unidade de saúde com um equipamento de exame de ultrassom para levar atendimento às nove comunidades rurais de Anori.

O vereador Luiz Carlos (PSDB), que falou em nome da Câmara de Anori, disse que a cidade está imensamente agradecida e os vereadores reconhecem o trabalho desenvolvido pelo senador Eduardo na área da saúde e obras de infraestrutura. “A vinda do senador aqui mostra a diferença dele para outros políticos e estamos muito gratos com essa conquista inédita para a cidade de Anori”, afirmou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here