Em Benjamin Constant, comunidades voltam receber médicos depois de onze anos

benjamin-medicos-comunidades-01Depois de onze anos, as comunidades rurais de Benjamin Constant voltaram a receber visita de médicos. Nesta quarta-feira (25), a equipe de saúde composta por doze profissionais levou ações de saúde nas comunidades de Nova Aliança e Bom Pastor, comunidades distantes a 46,5 e 43,4 km da área urbana de Benjamin Constant respectivamente. As comunidades foram atendidas com vacinação em meninas e crianças, consultas médicas e exames laboratoriais da criança ao idoso. Foi o terceiro dia de ações de saúde em comunidades promovida pela Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da equipe de saúde é o aumento na cobertura vacinal, busca ativa das gestantes e melhorar a cobertura do pré-natal, detecção de crianças sem registro de nascimento, detecção de alguns casos médicos especiais para encaminhamento inclusive cirúrgico e demandas de exames laboratoriais e de ultrassom.

benjamin-medicos-comunidades-02A primeira comunidade atendida foi Nova Aliança. Apesar de ser indígena e ser assistida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Feijoal, os médicos realizaram consultas, durante quase três horas.

A equipe liderada pelo secretário municipal de Saúde, Walmir Lima foi recebida pelo presidente da Comunidade, Fabio Luiz da Silva.

Em uma rápida reunião com o Secretário Municipal de Saúde e alguns moradores — a maioria estava trabalhando em suas roças —, Fabio Luiz explicou ser a maior dificuldade a aquisição de medicamentos do Distrito Sanitário Indígena responsável pela execução de ações na assistência básica em saúde nas comunidades indígenas.

benjamin-medicos-comunidades-03Segundo o líder comunitário, Nova Aliança possui 422 moradores e tem recebido a visita de médicos e odontólogos do Distrito de Saúde Indígena. A próxima visita será no próximo sábado (28/03).

Apesar de a comunidade vir recebendo a visita de médicos e odontólogos do DSEI, Fábio Luiz agradeceu a ação de saúde realizada pela Prefeitura na comunidade.

“A vinda de vocês aqui vai trazer muito benefício para os nossos moradores que estão esperando médicos, uma consulta e até em conversar com o médico”, afirmou.

“Essa ação de saúde que estamos trazendo para as comunidades só foi possível graças ao comprometimento da prefeita Iracema Maia”, disse o secretário.

benjamin-medicos-comunidades-05Bom Pastor

A segunda parada da equipe de saúde foi na comunidade de Bom Pastor onde as mães aguardavam a chegada dos profissionais para a vacinação e também consultas médicas.

O presidente da comunidade, Valdenir dos Santos afirmou que há muito tempo os comunitários estavam esperando pela presença de médicos.

“Isso é muito bom. A equipe de médicos que veio é muito importante. Nós não lembramos quando foi a última vez que veio médicos aqui” afirmou.

benjamin-medicos-comunidades-04O comunitário Ricardo Geissiner Filho, 55, dia que a última vez que uma equipe médica esteve na comunidade foi por volta de 2002.

Nas quase quatro horas em que a equipe permaneceu na comunidade, os profissionais em saúde atualizaram a cobertura vacinal em pouco mais de trinta crianças que estavam com as vacinas em atraso, atenderam gestantes e moradores que necessitavam de consulta médica.

Nesta quinta-feira, 26 de março a equipe vai atender moradores da comunidade de Capacete e das comunidades próximas pela manhã e à tarde o atendimento será na comunidade de Bom Sítio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here