Eletrobras flagra madeireira com furto de energia

O responsável pela madeireira foi notificado e terá que explicar o desvio de energia - Foto: Divulgação/Eletrobras
O responsável pela madeireira foi notificado e terá que explicar o desvio de energia – Foto: Divulgação/Eletrobras

O Departamento de Medição e Combate às Perdas realizou no último dia 02, uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia, durante a qual foi identificada uma madeireira, localizada no Município de Rio Preto da Eva, que encontrava-se ligada clandestinamente na rede de media tensão. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações-DECFS e perícia do Instituto de Criminalística.

A irregularidade foi constatada e devidamente caracterizada adotando-se os procedimentos de abertura do Termo de Ocorrência e Inspeção-TOI, levantamento da carga instalada e recuperação de energia. O prejuízo causado à Eletrobras Distribuição Amazonas foi estimado no valor de R$ 217.133,84. O responsável pela Fábrica foi notificado pela autoridade policial a comparecer até a Delegacia Especializada para prestação de esclarecimento sobre o ilícito e a unidade consumidora teve o fornecimento de energia elétrica suspenso de imediato conforme Art. 170 da Resolução 414/2010.

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here