Manaus vem enfrentando, nas últimas semanas, um súbito aumento de casos de Covid-19. Na quarta-feira, 19/11, mais de 3,4 mil novos casos da doença foram confirmados. Junto a isso, a cidade vive um surto de infecções por influenza – cenário agravado pelo inverno amazônico, mais propício à circulação de vírus, e que tem sobrecarregado as unidades de saúde e hospitais. Graças ao avanço da campanha de vacinação, a maioria dos pacientes com Covid-19 tem recebido tratamentos mais simples, sem a necessidade de internação. De qualquer forma, não podemos ignorar o perigo.

Nos dois últimos meses, houve um aumento de 186% nos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com sintomas parecidos, os vírus geram dúvidas e confundem. Por isso, a recomendação é observar os sintomas e ao sentir febre, acompanhada de tosse, coriza, dor de cabeça, dor na garganta ou dor no corpo, procurar atendimento médico para um diagnóstico preciso.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis de segunda-feira à sábado para atender casos suspeitos de Covid-19, ofertando teste para a identificação do vírus. A lista dos locais com horário de funcionamento pode ser consultada no link https://bit.ly/ubscovidmanaus, disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Além disso, a prefeitura dispõe de dois Centros de Testagem para Covid-19 – um localizado no Studio 5 Centro de Convenções e outro no Centro de Convenções Vasco Vasques, funcionando desde o dia 19.

Os casos são muitos, mas o importante é se cuidar e continuar mantendo as medidas adotadas ao longo de toda a pandemia. São elas:

  • O uso de máscaras;
  • A lavagem frequente das mãos com água e sabão;
  • O uso de álcool gel;
  • E evitar aglomerações.

#VÔMERMOÉMECUIDAR.

Prefeitura de Manaus