Pirarucu fresco à preços populares

pirarucu1

O manauara poderá comprar de hoje até 1° de dezembro pirarucu manejado oriundo das Unidades de Conservação do Estado do Amazonas no estacionamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), na Avenida Mário Ypiranga, Parque Dez, e na feira do Cigs, na Avenida São Jorge.

A comercialização será na forma in natura (fresco), sendo vendidos o filé e carcaça. Os preços cobrados são R$15,00 para o filé e de R$5,00 pela carcaça. Nesta quinta-feira, a venda tem início às 15h; na sexta-feira, 30, começa às 10h, na SDS; no sábado, dia 1º, a venda será a partir das 8h, na feira do Cigs às 8h.

Manejo do Pirarucu – O manejo do pirarucu tem sido desenvolvido desde 1999 na RDS Mamirauá e começou produzindo cerca de 3 toneladas do pescado. No ano de 2011, as quatro unidades que fazem o manejo produziram 593 toneladas do peixe, sendo que 500 toneladas só na RDS Mamirauá.

Este tipo de manejo, especificamente o do pirarucu é uma das atividades de maior destaque na geração de renda nas UCs estaduais de uso sustentável. Atualmente, essa atividade é realizada em quatro reservas de desenvolvimento sustentável do estado (RDSs Mamirauá, Amanã, Piagaçu-Purus e Uacari).

O manejo vem sendo aperfeiçoado pelos usuários desses recursos, através das diretrizes técnicas do Ceuc/SDS e de instituições parceiras, contribuindo diretamente na geração de renda para as comunidades residentes e tendo impacto significativo na melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.///Sara Matos

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here