Dicas: Eleitores precisam tomar alguns cuidados na hora de votar

blog-da-floresta-eleicoes2014Da Redação – Objetivando ajudar os eleitores na hora do voto, o BLOG DA FLORESTA listou algumas informações úteis que vão ajudar nestas Eleições 2014.

USO QUE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Os eleitores que neste domingo (05) estiverem portando algum tipo de equipamento eletrônico, tipo celular, máquina digital ou tablet, vaõ ter que deixá-los com os os mesários. Nenhuma equipamento que possa quebrar o sigilo do voto poderá ser levado para a cabine de votação. Ao retornarem à mesa, pegam seu equipamento e vão para casa.

DOCUMENTOS PARA VOTAR

O eleitor deve levar para o dia da votação pelo menos um documento de identificação com foto. Serve carteira de motorista, carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte. Levar o título de eleitor não é obrigatório. Mesmo com o título em mãos, o eleitor deve apresentar também o documento de identificação com foto.

ORDEM DA VOTAÇÃO E ‘COLA’

O eleitor amazonense vai votar na seguinte ordem: deputado estadual (5 números), deputado federal (4 números), senador (3 números), governador (2 números) e presidente da República (2 números).  O Tribunal Superior Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma ‘cola’ com o número de seus candidatos

USO DE MATERIAL DE PROPAGANDA DOS CANDIDATOS

A Justiça Eleitoral informa que o eleitor pode usar camiseta, boné, adesivos e bandeiras, mas tudo de maneira individual e silenciosa. Todavia, é vedada a distribuição de santinhos e aglomeração de grupos com material de propaganda (camisas, faixas, etc) de candidatos ou partidos.

NÃO ESTÁ NO DOMICÍLIO ELEITORAL

Os eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação podem pedir voto em trânsito, caso estejam em alguma cidade com mais de 200 mil eleitores, ou devem justificar a ausência. Os cartórios eleitorais deixam à disposição dos eleitores os formulários de justificativa, sendo um para o dia da eleição e outro para depois da eleição. O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. (Roberto Brasil)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here