Dia ‘D’ para imunização de crianças terá 136 postos de vacina em Manaus

Foto: Mário Oliveira

A Prefeitura de Manaus realiza no próximo sábado, 19/10, o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Nessa data, 136 salas de vacina instaladas em unidades de saúde irão funcionar no horário das 8h às 17h, com a oferta também de todas as vacinas recomendadas para essa faixa etária.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a mobilização integra a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, iniciada pelo Ministério da Saúde no dia 7 de outubro, mas que foi ampliada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto com o objetivo de fortalecer o trabalho de atualização do cartão vacinal de crianças no município.

“A intenção do Ministério da Saúde é a mobilização nacional para o controle do surto de sarampo que atinge outros Estados. Em Manaus, o surto do sarampo foi encerrado no início do mês de junho, após 90 dias sem registro de casos confirmados da doença, mas o vírus continua circulando no país, o que torna necessária a ampliação da cobertura vacinal da população para evitar um novo surto, reduzindo o risco da doença se propagar”, enfatizou o secretário.

A mobilização do Dia “D” terá a oferta de vacinas como: Pneumocócica (pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo), Poliomielite, Rotavírus, Meningocócica (previne a doença meningocócica C), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra Viral; (sarampo, rubéola, caxumba e varicela/catapora) e Hepatite A.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, explica que desde o início da campanha, no dia 7/10, as unidades de saúde têm intensificado a oferta das ações de imunização para crianças, tanto contra o sarampo quanto de outras doenças que podem ser prevenidas por vacina.

Segundo ela, na primeira semana da campanha, 5.349 crianças (de seis meses a quatro anos) compareceram a uma unidade de saúde para vacinação e 59% desse público precisou receber algum tipo de vacina.

“Existe hoje uma preocupação maior com as crianças menores de dois anos. Em uma avaliação dos dados da campanha, foi possível perceber que 77% das crianças menores de um ano atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, as UBSs, apresentaram atraso no esquema vacinal. No caso de crianças com um ano de idade, o problema atingiu 72% dos atendimentos”, informou a enfermeira.

Ela destaca ainda que as crianças têm maior risco para agravamento e morte para as doenças e por isso é muito importante que os pais e responsáveis fiquem atentos para a aplicação das vacinas na idade e prazos recomendados, até mesmo para garantir a efetividade da imunização.

A lista das salas de vacina que irão funcionar no sábado, 19/10, na área urbana de Manaus pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br). “Na zona rural, o trabalho de multivacinação está ocorrendo com uma estratégia diferenciada, inclusive com equipes de vacinadores percorrendo os ramais e comunidades de áreas rurais terrestres e fluviais”, explica Isabel Hernandes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here